TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Quimica

Por:   •  1/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Como falar corretamente e sem Inibições em público.

O livro de Reinaldo Polito, publicado em 2011 através da Saraiva Editora em sua 111ª edição de 310 páginas e acompanhado de CD-Áudio, é um manual construído de décadas de experiências do autor em ensinar executivos e profissionais liberais a “Como falar corretamente e sem inibições”, publicado no Brasil e em diversos países, dividido em três partes, o orador e o público, o orador e o discurso e o orador e a técnica.

Reinaldo Polito é um escritor, palestrante, colunista e professor de expressão verbal, formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas, coautor de inúmeros livros, como, Como se expressar diante do público; Trabalhar com a improvisação; Uso de recursos materiais; Improvisação como uma experiência; Todo o corpo fala; Interligar a fala com a expressão do corpo; Autor das obras: Assim é que se fala – como organizar a fala e transmitir ideias; Vença o medo de falar em público. Lançou livros na Espanha, Colômbia, Itália, Portugal e México.

No capitulo oito segunda parte do discurso, intitulado A preparação, Reinaldo Polito descreve que a preparação do discurso pressupõe elementos que servem para tornar clara a matéria principal do discurso, facilitando o entendimento e a assimilação por parte do auditório. O autor destaca três elementos da preparação: a proposição uma sentença que precisa ser elaborada de forma correta para demonstra o tema a ser desenvolvido, para facilitar o entendimento da mensagem anunciada de forma clara e objetiva aos ouvintes servindo como abertura da discussão, que deve ter uma frase e tom de voz que identifique perfeitamente o conteúdo da mensagem; a narração deve ser clara, concisa e verídica de forma a orientar e facilita o entendimento do público sobre o conteúdo da fala através da exposição das causa e dos fatos nos quais se baseia o conteúdo principal do discurso aumentando seu interesse, curiosidade e prendendo a atenção de forma espontânea dos ouvintes; e a divisão tem a propriedade de facilitar o entendimento da plateia sobre o que será exposto, partindo o discurso em no máximo três pontos de frases de pouca extensão e de fácil memorização de forma natural tornando distintas as partes com clareza na sequência com origem no mesmo assunto, não sendo percebido qualquer rompimento no ritmo da exposição do assunto. Estes três elementos podem aparecer isolados, associados ou integrados na mesma matéria, um antes do outro, de acordo com a necessidade.

O capítulo seguinte que trata da terceira parte do discurso, o assunto central, Polito afirma que o assunto central é a parte mais importante do discurso, pois todo o trabalho oratório é desenvolvido por sua causa. O autor destaca dois elementos centrais: a confirmação, seguimento do assunto central que atende as indicações da introdução e preparação do discurso, nesta parte do discurso que se reúne todos os esforços e capacidade para convencer ou persuadir os ouvintes com argumentos compostos de elementos lógicos e elementos morais, podendo fazer uso de comparações, estatísticas e pesquisas, testemunhos, teses, estudos técnicos ou científicos. Polito ainda apresenta uma ordem na qual fazer uso dos argumentos, seus cuidados na utilização e sua lógica, quando fortes utilizar de forma separada, quando frágeis apresentar todos argumentos juntos demonstrando força na união, e no caso de argumentos distintos sugere que inicie por um bom argumento e passe para o mais frágil até chegar ao mais forte. Ele ainda descreve quatro tipos de argumentos: silogismo, entimema, dilema e sorites. E o uso da definição, a enumeração das partes, as causas e efeitos, a comparação e oposição e as circunstâncias, elementos que servem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com