TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Observação Da Prática Docente Educação Infantil (3 A 5 Anos)

Por:   •  6/11/2023  •  Ensaio  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        [pic 2][pic 3][pic 4]

__________________________________________________________________________________

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

EDUCAÇÃO INFANTIL (3 A 5 ANOS)

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome do/a estagiário/a: MARTA FRANCISCA FONSECA COSTA 

Nome da escola e CNPJ da escola: CEMEI BRUNO SOARES DE OLIVEIRA SILVA 35094692-0001/69 

Endereço da escola: Rua Jandaia, 122, São Pedro, Ibirité/MG.

Escola pública ou privada: Escola pública

Cidade da escola/Estado da escola/Polo de apoio presencial: Betim/MG

Telefone com DDD da escola: (31) 3533-9663

Nome do/a diretor/a: Kelly Cristina Roza Silva 

Nome do/a coordenador/a: Kelly Cristina Roza Silva 

Nome do/a professor/a regente: Kelly Cristina Roza Silva 

Turma e faixa etária dos alunos: 4 a 5 anos

Horário das observações (início e término): 07 h as 11h25

ROTINA

Trata-se de uma escola tranquila e acolhedora que vê o aluno como sujeito ativo de que constrói conhecimento, cada aluno é tratado como um ser único e importante, por tudo aquilo que representa independente de sua cultura ou classe social.

A instituição conta com uma ótima infraestrutura: salas de aula amplas e adequadas à faixa etária; sala de vídeo; brinquedoteca, banheiros femininos e masculinos, sala dos professores; secretaria e refeitório. 

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos que ali frequentam e trabalham o que proporciona às crianças um lugar seguro e agradável, onde elas podem se sentir queridas, acolhidas e respeitadas.  As atividades feitas pelas crianças ficam em exposição nos varões, quadros e painéis dentro das salas, fazendo parte também da decoração da sala. Esses espaços favorecem o desenvolvimento e autonomia das crianças diferentes atividades podem ser feitas em grupo ou individualmente a critério da regente de sala. Com a realização das atividades as crianças têm a oportunidade de imaginar, fantasiar, criar brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, coordenação motora, linguagem e socialização.


OBSERVAÇÕES REFERENTES AOS DIAS: 1º e 2º

Ao adentrar à escola, me apresentei para a Diretora e a supervisora em seguida fui até a sala de aula para apresentar-me a professora titular da turma e aos alunos. Pedi licença, disse bom dia e comecei minha apresentação dizendo meu nome, perguntei o nome de cada um dos alunos, após disse que estava ali para realizar uma atividade com eles.

A rotina dos alunos se dá da seguinte maneira, os alunos em primeiro momento entram na sala de aula e se acomodam em seus lugares cada um possui seu lugar, todos abaixam a cabeça e em seguida fazem uma oração, logo depois cantam uma música neste instante começa a realizam a atividade proposta pela professora, nas aulas que observei, eles trabalharam através folhas xerografadas, todos possuem um livro de atividades, É usado durante as aulas materiais diversificados, como jogos, livros didáticos, livros de literatura infantil e brinquedos diversos, tornando a aula ainda mais atraente e estimulante para os alunos, que se sentem envolvidos na sua aprendizagem. 

Os conteúdos são apresentados de maneira interdisciplinar, abordando diversas áreas de conhecimento, o que facilita a compreensão do mundo real, em sua totalidade. A sala é decorada com cartazes confeccionados pela própria regente, junto estão às atividades das crianças todas bem organizadas em um varal.

A turma é tranquila, a dia que os meninos choram um pouco e, dormem durante a aula os alunos são interessados e  participam das atividades propostas pela regente de turma.

OBSERVAÇÕES REFERENTES AOS DIAS: 3º e 4º

Ao entrar na sala, a professora estava conversando com os alunos em seguida fez oração, e cantaram algumas músicas infantis como alecrim, o cravo e a rosa, falou do calendário, dia, ano, mês, falou de como estava o tempo la fora as crianças olham pela janela e respondem se o dia está ensolarado, nublado ou chuvoso. Neste dia a professora trabalhou o número 5, e em seguida passou uma atividade para os alunos no módulo. A atividade solicitava que os alunos cobrissem o número 5, e o escrevesse. Durante a atividade alguns ficam brincando, mas a professora vai à mesa olhando e falando, no final todos fazem a atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com