TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do filme besouro

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  34.232 Visualizações

Página 1 de 2

O filme BESOURO mostra como era a vida dos negros antigamente no Brasil. Quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio. O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar, mas voa. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história que vai passando por gerações e é vista hoje como lembrança da realidade vivida pelos negros.

Na época da escravidão como a vivida no filme a diversão dos negros era a capoeira, uma coreografia de luta e dança e o melhor entre todos era o Besouro. Eles brincavam capoeira para passar o tempo e se distraírem, e até para as pessoas que morriam tinha um ritmo ou coreografia que era apresentada no velório.

No filme, enquanto seu mestre era assassinado por um jagunço Besouro jogava capoeira com seus amigos, ao saber do assassinato corre para o local e dá uma surra no jagunço e foge para a floresta pois passa a ser perseguido pelo coronel que ditava as regras naquela região e não aceitava a capoeira entre os negros. Besouro passa a morar na floresta até o final dos seus tempos. Sempre desafiando o coronel, besouro queria que os negros se revoltassem com o racismo e a escravidão que viviam. Em um dos confrontos onde ele quase morreu teve o “corpo fechado” que segundo pesquisas que fiz: Não adianta macumba, olho gordo, inveja, trapaça, mandinga, reza braba, cama de gato, complô, etc. e tal!! Se você é daqueles (as) que pode acontecer o que for e nada te atinge, bebe até cair, bate carro, cai na ribanceira, briga com todo mundo, gosta do perigo, pula em rio de uma altura de 40 metros, desvia de bala de revólver, de carabina e metralhadora, pega gripe, pneumonia, virose, dor de garganta, cirrose, tuberculose, febre tifoide, dor de ouvido, quem nunca quebrou um osso e muito mais... enfim, tudo acontece e você não muda nada. Uma criatura inabalável. Isso de acordo com o universo religioso afro-brasileiro. Como não somos eternos, Besouro é assassinado pelo coronel em um confronto ele teria levado uma facada, confeccionada com uma madeira chamada de ticum, única arma com poderes para transpassar uma pessoa com o “corpo fechado”

No final do filme conhecemos seu filho que é apresentado a capoeira e também escolhe o mesmo nome de seu pai (Besouro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com