TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Humanas, Saber Cotidiano E Conhecimento.

Dissertações: Relações Humanas, Saber Cotidiano E Conhecimento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

RELAÇÕES HUMANAS, SABER COTIDIANO, E CONHECIMENTO.

Se analisarmos bem, vivemos em um mundo onde se seguem um modelo de atos e/ou coisas já formadas que pouco se inovam, havendo mais cópias do que o uso da imaginação.

Sabemos que muitas coisas têm de ser seguido um padrão, como é o caso dos artigos e incisos determinados em lei. Mas por outro lado podemos observar que por mais que se tente copiar ao invés de criar, a reprodução nunca será idêntica. Tal fato se deriva de que as pessoas pensam diferente umas das outras, por terem culturas diferentes e por não serem iguais.

O saber cotidiano é compreendido como uma troca de conhecimentos, onde as pessoas utilizam-se da rua para transação de experiências. Temos sempre que ter em mente que por mais que as pessoas que moram em zonas urbanas pareçam ter um grau maior de conhecimento; as pessoas da zona rural também carregam uma bagagem de experiência; vindo da vivencia em seu espaço habitual.

Desta forma, a troca de experiência é uma forma de socialização da população; onde as relações humanas é fator primordial. Através de relações humanas criamos vínculos onde à interdependência de conhecimento desperta um desejo de ficarmos juntos, construindo conexão entre seres. Como exemplo, na cadeia alimentar, um depende do outro pra viver, pra se alimentar, formando o ciclo de sobrevivência. E assim como os animais da cadeia alimentar, os seres humanos não podem viver sozinhos ou sem se comunicar, fazendo com que um dependa do outro.

O conhecimento para o mercado depende não só do entendimento, mas de qualificação e aprendizado aprofundado. Sendo assim, as habilidades precisam ser desenvolvidas separadamente, valorizando o que cada um tem de melhor para oferecer. No cotidiano em geral, não se deve dizer que uma pessoa não possui conhecimento, ou que é carente do saber. São simplesmente seres que vivem em ambientes diferentes, com rotinas distintas e dominam situações opostas. Em alguns casos existem pessoas leigas, mas que podem destacar em outros assuntos do seu habitat natural, que pertença ao seu dia-a-dia ou em defesa de interesses próprios. Em qualquer lugar onde existir pessoas, contatos, diálogos, existe conhecimento, aprendizado, apresentando destaques diversificados.

Se tivermos um espaço, sendo ele uma paisagem, uma casa ou um lago e precisar descrevê-lo de alguma forma, cada pessoa poderá ter uma idéia sobre o assunto. Descrição prática, poética ou objetiva, não se pode dizer que um está certo ou o outro está errado, pois cada um faz sua análise e uma compreensão de acordo com seu conhecimento ou com sua realidade, são apenas interpretações e pontos de vista diferentes.

Todo lugar ou situação pode ser observado, estudado, trazer curiosidades, questionamentos resultantes da concepção de cada um. Críticos ou poéticos, por exemplo, fazem análises completamente divergentes de uma mesma coisa. Poéticos, estão sempre vendo poesia em tudo, possuem um sentimentalismo e uma sensibilidade muito aguçada, enquanto os críticos procuram observar de várias formas a mesma situação e algumas vezes chamam a atenção para um lado onde ainda não tinha sido analisado.

O cérebro pode ser considerado um verdadeiro computador, capaz de guardar várias informações que podem ser moldadas e modificadas à medida que for aprofundando ou surgindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com