TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Campanha "Channel Nº 5"

Dissertações: Resenha: Campanha "Channel Nº 5". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha: Campanha “Channel Nº 5”. Dir. Jean-Pierre Jeunet (França, 2011)

Etudos Linguísticos de Textos Publicitários (AVA)

Publicidade & Propaganda

Breve apresentação do produto e da marca associadas

Um verdadeiro mito. Responsável por grande parte das principais mudanças no vestuário feminino e na moda ocorridas no século XX. Considerada uma das forças do movimento feminista do começo do século passado, Mademoiselle Coco Chanel criou uma moda atemporal e elegante, ostentada até os dias de hoje, fazendo de sua marca um sinônimo de elegância e conforto. Enfim, CHANEL é sempre tendência.

Para contar um pouco da história da marca CHANEL é imprescindível conhecer um pouco da vida de sua criadora. A estilista francesa, que se tornou símbolo de uma revolução nos costumes e na postura da mulher no cenário social, adquiriu a elegância e simplicidade como formas de sobrevivência. Mitômana, nunca quis admitir sua origem pobre. Foi apenas após a sua morte, em 1971, que os reais fatos de sua infância ficaram conhecidos do público. Nascida no interior da França, na pequena vila de Saumur em 19 de agosto de 1883, Gabrielle Bonheur Chanel ficou órfã de mãe (que era costureira) aos treze anos de idade. Seu pai, Albert Chanel, a mandou para um pensionato da cidade francesa de Auvergne, onde permaneceu até o fim da adolescência. Porém, a vida simples da cidade interiorana não condizia com a ânsia de Coco Chanel. Trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprende a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e até em um cabaré chamado Café Beuglant de la Rotonde , onde cantava a música “Qui qu’a vu Coco dans le trocadero?” (responsável pela origem de seu apelido Coco).

Entretanto, o intuito de vencer na vida era mais forte e, para isso, ela decidiu sair à procura de amantes, de preferência homens ricos, que pudessem lhe ajudar. Esse foi o primeiro grande confronto de Coco Chanel com a sociedade machista do início do século XX. O envolvimento com o milionário oficial da cavalaria Etienne Balsan levou-a a Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel (que muitos dizem ter sido o grande amor da estilista e morreu jovem em um acidente automobilístico em 1919), montou sua primeira loja, a Casa Chanel (Chanel Modes) em 1909, no piso térreo de um edifício em Paris. No começo, vendia elegantes chapéus para mulheres e acessórios. A loja estava localizada na região da Balsan, que era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e suas amadas, e uma oportunidade para Coco vender seus famosos e impecáveis chapéus. O estilo simples, sem grandes adornos de flores, encantou as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Quem era aquela mulher que ousava nos trajes simplistas, com misturas entre vestimentas femininas e masculinas? A partir desse momento, Coco Chanel decidiu dedicar-se à costura. Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios e a ajudou a adquirir um imóvel no prestigioso número 21 da Rue Cambon, no ano de 1910.

Resumo do Enredo da Peça Publicitária analisada

Chanel se tornou uma marca muito conhecida mundialmente, sua percussão na área da mídia, teve a ajuda da artista Marilyn Monroe, para o início do ano de 1955. Assim, o perfume mostra na propaganda da Chanel nº 5 a retórica dos sentidos, deixando bem claro os dois sentidos do corpo humano: visão e olfato. Isso faz jus à relação dos sentidos e sentimentos das personagens com o produto, nessa campanha publicitária.

A personagem principal que também participou do filme “Coco Antes de Chanel”, tem reações que vão de encontro ao seu par; é um jogo de sentidos. As figuras de linguagem predominantes são metonímia e sinédoque, porque o lugar de encontro, no trem e os sentidos e reações que estão passando, há uma sensualidade e que só encontramos em filmes ou novelas, mas necessariamente há um jogo de emoções com os personagens. Há uma generalização em relação a filmes de longa-metragem, ou seja, tem uma jogada uma visão de estereótipos de personagens que tomam a marca da obra pelo autor. Interessante é a forma como o diretor do filme usa a marca para chamar a atenção do consumidor com uma cena onde a atriz aparece dormindo e há um reflexo do frasco do perfume dentro do compartimento onde dorme, acho que essa parte da campanha mostrou o ápice e o quanto é importante ter um produto deste nível.

Análise da obra, pautada pelos elementos constituintes (enredo, personagens, espaço, tempo, figuras de linguagem utilizadas, etc.);

Os actantes:

• Sujeito (Audrey Justine Tautou- Personagem principal);

• Objeto (O Trem);

• Opositor (O tempo, os lugares do encontro);

• Doador (O sinalizador, ou seja, avisa o embarque);

• Destinatário (Traves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com