TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Casos: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Jerônimo ao se recuperar da briga com Firmo, arma uma emboscada para ele e mata a golpe de pauladas junto com seus parceiros e pagos por Jerônimo, sua mulher fica preocupada passa a noite acordada a espera do seu marido no dia seguinte ela fica sabendo da morte de Firmo e logo percebe que teria sido Jerônimo o autor do crime. Rita e Jerônimo agora passavam a se encontrar escondidos e juntos pensavam em fugir. Começou-se uma guerra entre o Cabeça-de-Gato e o cortiço São Romão pela morte de firmo houve muitas mortes a bruxa tocou fogo em sua casa e morreu queimada e rindo daquela situação, João Romão aproveita e rouba Libório que morria queimado no incêndio o vendeiro agora tinha até lucrado com o incêndio.

Começaram novas obras no cortiço algumas pessoas se recuperavam dos machucados ocasionados pela briga, João Romão continuava com suas investidas para casar-se com Zulmira e se fazia amável a toda família Bertoleza percebia a mudança do seu marido. Piedade volta a procurar Jerônimo e vai à casa de Rita para vê-lo com sua filha e após falar da divida com a escola da garota ele irrita-se e expulsa-as de lá.

As casinhas já reconstituídas recebem aqueles que tinham perdido seu abrigo pelo fogo e ao invés de 100 casinhas agora havia 400, Leocádia ainda traia o marido as festas passaram a acontecer dentro de casa. João Romão preocupava-se com o que fazer com a escrava, pois havia oficializado o pedido de casamento e a família do Miranda já havia aceitado e estava para marcar o casamento, já pensava em galgar posições sociais mais altas com aquela união com uma família rica e tradicional, mas antes precisava sumir com a Bertoleza. Quando acordou pela manhã viu que havia ocorrido um desastre no cortiço o filho da Machona morreu ao cair de duzentos metros na pedreira.

Seu Botelho e Jerônimo tentavam de alguma maneira encontrar a solução para ver-se livre da negra, quando Botelho pergunta se a negra era escrava, João Romão teve a idéia de entregá-la ao seu dono. Enquanto isso o cortiço Cabeça-de-Gato ia decaindo recebendo os seres desprezáveis do outro cortiço. Pombinha separa-se do seu marido e passa a morar com Léonie e a mãe que cansou de presenciar asas loucuras da filha que chegava bêbada das orgias, Pombinha e Léonie sugavam rodo dinheiro que quisessem de qualquer homem rico, agora protegiam a filha de Jerônimo, cujo destino estava sendo preparado pela vida no cortiço levado ao lado da mãe bêbada. Piedade agora era um resto de gente que causava nojo. Não tinha mais fregueses de roupas, estava sempre suja e embriagada, era abusada por homens às vezes vários e outras sem nem mesmo ter consciência.

Era dia de compras e João Romão esperava a família do Miranda na Rua do Ouvidor estava na porta de uma confeitaria luxuosa quando todos chegaram foram comer algo e ficaram conversando depois que todos foram embora Botelho aconselhava João Romão a entregar a escrava assim que a policia chegasse. Chegando ao armazém o vendeiro recebeu uma carta e lendo-a, respondeu aos visitantes que ela estava lá, o vendeiro levou-os até ela quando ela viu o filho do seu senhor percebeu que a carta de alforria era uma faça, então ela pegou uma faca e cortou sua própria barriga atravessando para o outro lado. Nesse momento, era conduzida a sala de visita do vendeiro a comissão de abolicionistas trazendo a ele um respeitoso diploma de sócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com