TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Plágio, Pirataria E Outros Danos Mais

Trabalho Universitário: Resenha Crítica: Plágio, Pirataria E Outros Danos Mais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 3

Plágio, Pirataria e Outros Danos Mais

Recentemente, Arlene Renk, graduada em letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutora em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora da Universidade de Chapecó (UNOCHAPECÓ) publicou Plágio, pirataria e outros danos mais, um capítulo do livro Cadernos Metodológicos de Hilda B. Dimitruk.

Trata-se de uma obra cujo objetivo é alertar sobre os plágios, ações de apresentar como seu algo alheio, ou seja, é uma espécie de roubo. Hoje, um crime comum no Brasil principalmente nas universidades.

Arlene procurou fazer várias citações e exemplificações a fim de fortalecer a idéia de que tudo aquilo que é publicado é fruto do esforço e da produção intelectual do autor demonstrando a importância do conhecimento compartilhado, do registro das teorias, conclusões, experiências e a necessidade de assegurar seus direitos sobre o trabalho.

Alem disso, afirma também que a universidade é onde se constrói o conhecimento, é um local onde se devem produzir trabalhos acadêmicos podendo basear-se em obras de outros autores, mas sempre respeitando os direitos autorais e usando-a devidamente. A construção de qualquer texto deve levar o acadêmico a uma atitude investigativa juntando à teoria com uma metodologia adequada a determinada área do conhecimento.

O capítulo trás ainda que o autor que se sentir plagiado tem o direito e o dever de acionar a justiça, sendo uma desonra e uma ofensa a própria formação quem não o fizer. Dessa forma a autora julga que o patrimônio intelectual é protegido e assegurado por lei, mas cabe a cada um o papel de fiscalizador e defensor desse direito e também a universidade internalizar isso aos seus universitários evitando um processo de naturalização das apropriações indevidas.

Outra questão levantada refere-se sobre os alertas de propriedades contidos nos livros, eles geralmente são ignorados passando despercebidos pelos leitores, isso corresponde totalmente a nossa realidade enquanto temos que estar cientes que a partir do momento que o autor registra uma obra ele toma pra si toda a responsabilidade daquilo que expressou podendo responder judicialmente por alguma afirmação indevida, danos morais ou inverdades.

Em Plágio Pirataria e Outros Danos Mais a autora procurou enfatizar a relação da editora com o proprietário do livro afirmando que este entra com a obra e a editora formata diagrama e da credibilidade a obra. Ela também julga haver dois tipos de direitos sobre a obra: o patrimonial referindo-se aos direitos de uso da obra e o direito moral que não é alienável o que não deixa de ser verdade, pois mesmo sendo usada para outros fins não significa que ira abdicar sua autoria.

No mundo do conhecimento na sociedade atual podemos dizer que está cada dia mais difícil garantir o direito sobre uma obra visto o avanço da globalização e a rapidez da propagação de informações. Felizmente alguns estudiosos como a Arlene Renk em suas breves seis páginas conseguem transmitir algumas noções de como evitar esses crimes.

Referência:

RENK, Arlene. Plágio, pirataria e outros danos mais. In: DMITRUK, Hilda B. Cadernos Metodológicos. Diretrizes do Trabalho Cientifico. 7. Ed. Chapecó/SC: Argos, 2009, p. 139-145.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »