TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA Plágio, Pirataria E Outros Danos Mais

Trabalho Escolar: RESENHA Plágio, Pirataria E Outros Danos Mais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO EDUCACIONAL DO OESTE – CEO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS – DEA

PROFESSORA: Fernanda Ben

DISCIPLINA: Metodologia Cientifica

ACÂDEMICO: Maria Carolina Vilarino Lira

PERÍODO: 1ª fase

RESENHA

Plágio, pirataria e outros danos mais

Arlene Renk, mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professora pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ); faz parte da Comissão Editorial da Editora ARGOS. Publicou os livros “Migrações” (1999), “Sociodisséia às avessas” (2004). Mostra em seu texto, “Plágio, pirataria e outros danos mais”, escrito há alguns anos, com o tema plágio no contexto acadêmico.

No decorrer do texto, Arlene Renk (2009, p. 143), define plágio como “Tomar como seu, no todo ou em parte, sem mencionar nem citar fonte”, ou seja, apresentar uma obra de qualquer natureza sem colocar os créditos para o autor original, assumindo a autoria da mesma.

Essa pratica é crime, podendo o autor se sentir prejudicado, levando o caso à justiça, com penalização ao plagiador. Porém, toda produção possui dimensões de direito. Uma é o direito patrimonial, onde o autor cede ou vende o direito de uso da obra. Há também o direito moral, este por sua vez realça o vínculo do autor com sua obra.

Portanto, o plágio configura-se quando alguém retira, seja do livro ou da Internet, ideias, conceitos, frases ou pensamentos de outro autor sem lhe der o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Trata-se de uma violação dos direitos do autor original.

“A Universidade é o espaço de construção do conhecimento” (RENK, 2009, p. 143). O que se espera dos alunos, na Universidade, é que eles se capacitem tanto na técnica como teoricamente. Que sejam capazes de refletir sobre sua profissão a partir da leitura e compreensão dos autores da sua área. Faz parte da formação dos alunos que estes sejam capazes de articular as ideias desses autores de referência com suas próprias ideias.

REFERÊNCIA

RENK, Arlene. Plágio, pirataria e outros danos mais. In: DMITRUK, Hilda B. Cadernos metodológicos. Diretrizes do trabalho cientifico. 7. ed. Chapecó- SC: Argos, 2009, p. 139-145.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com