TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Perfume, a História de um Assassino

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha: O Perfume, a História de um assassino.

Patrick Süskind

Aluno: Milena Carolina Alves Xavier n°31 3º Série A  

Professora: Heloísa                                        

                                                        PARTE I               

O "Perfume, a história de um assassino" foi uma obra feita por Patrick Suskind, que conta a história de Jean Baptiste Grenouille. Ele foi um homem que viveu na França no século XVIII. Onde ele nasceu fedia tudo... praças, Homens e Mulheres, as ruas, o padre, as salas, e até o Rei e Rainha. O maior fedor se situava em Paris, por ser a maior cidade da França.

 Ele nasceu em 17 de Julho de 1738, debaixo de uma mesa de cortar peixes, no dia mais quente do ano. Como os 4 anteriores, sua mãe cortou seu umbigo umbilícal, com uma simples faca de cortar peixes. Ela foi presa  e morta por infâncídio. Ele foi levado para uma Central de crianças de orfãs e crianças perdidas. Desde quando nasceu já era de se ver que era diferente, cheirava de tudo e guardava para si.

Para ele ser levadso a essa Central de crinças perdidas e orfãs, ele teria que ter sido carregado por carregadores e carregadores só levam bebês batizados, e Grenouille não era batizado. O policial voltou atrás e deu ordens para entregar o garoto a uma instituição religiosa, chamada Saint- Merri,  para ser batizado, mas acabou ficando por lá mesmo.

O Padre dessa instituição era o Padre Terrier, que o aceitou na instituição. O Padre entregou Grenouille a uma "ama", que se chamava Jeanne Bussie, que era mulheres da instituição que pegavam as crianças para cuidar, em troca de dinheiro. Depois de um tempo, a ama devolveu Jean para o Padre porque achava que ele era do demônio, por não ter cheiro nenhum em seu corpo. O Padre e a ama tiveram discussões e acabou que Jean havia ficado com o Padre novamente. O Padre notou coisas estranhas naquele bebê e imediatamente o mandou para um Convento, o Convento de Madame Gaillard. Lá ele viveu até os 8 anos de idade.

Ele enchergava "atrás das paredes", porque ele se conduzia pelos odores. Sua primeira palavra dita foi "peixe". Quando ele chegou aos 8 anos, a instituição do padre não estava mais pagando ela pelos cuidados dele, e então ela pegou ele pelo braço e o levou para Grimal, lá ele teria que trabalhar, tirando pele de animais em decomposição .

Depois de algum tempo, aos 13 anos, mais ou menos, ele foi aceito como aprendiz de um velho, chamado Baldini, que fazia perfumes, era um perfumista. Baldini ensinou Grenouille técnicas para a criação de aromas. Nessa mesma época, descobre um odor de uma garotinha que estava mechendo em Nectarinas, uma garota que tinha em torno de 13, 14 anos, que era ruiva, que tinhas os olhos verdes e usava um vestido cinza. Foi no atelier de Baldini que começou a criar sues próprios perfumes, que o fizeram o velho enriquecer e a ganhar sua fama novamente.

                PARTE II

Ele partiu em busca de formas de aromas para criar perfumes. No caminho, para Grasse, já com 18 anos, ele encontra uma Montanha, onde passou a viver, em Auvergne. Lá ficou por 7 anos,voltando a civilização após uma descoberta, ele não possuía cheiro algum. Ele partiu então em busca de um odor, o seu próprio. Prometeu criar seu próprio odor, o mais belo, o mais pereito, aquele que todos em sua volta o percebessem. Chegando lá, ele sente um aroma magnifico, e aquele aroma vinha de uma garota. Mas aquela garotinha era ainda uma criança, e então Grenouille. deu-lhe a ela um prazo de 2 anos para que ela amadurecesse, porque ele queria possuir aquele aroma, e ele tinha que pegar de qualquer forma. Enessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com