TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Texto Olhos d'água

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

Resenhando Olhos d’água

O texto “Olhos d’água” escrito por Conceição Evaristo, foi lançado em 2014 como um dos contos reunidos no livro Olhos d’água, o texto conta em aproximadamente duas páginas e meia a história de uma mulher que relembrando sua infância se dá conta de que não sabe qual é a cor dos olhos de sua mãe.

Em uma noite basicamente normal, enquanto sonhava e relembrava sua infância, a narradora acorda, se dá conta de que não lembra ou não sabe qual é a cor dos olhos de sua mãe, assim começa a relembrar partes de sua infância, lembrava dos momentos felizes, de quando sua mãe participava das brincadeiras junto com seus irmãos, lembrava que as brincadeiras eram mais frequentes quando não havia comida, quando a o vapor de água saía das panelas e era confundido com a fumaça da comida, lembrava de sentarem juntas á soleira da porta e apreciar as nuvens, nuvens que tinham formatos de animais, nuvens que eram apanhadas do céu pela mãe e rapidamente colocadas na boca das crianças como se fossem algodão doce.

Tomada pelo desespero decidiu no dia seguinte voltar a sua terra natal e encontrar sua mãe para finalmente ver de que cor eram seus olhos, quando finalmente encontrou sua mãe não conseguiu enxergar de que cor eram os olhos dela, ela conseguia ver somente as lágrimas, lágrimas que significam tudo o que ela significa em sua vida menos o mais fútil que é a simples cor.

O texto nos diz que devemos ver muito mais que apenas a cor dos olhos, a cor dos olhos é apenas um detalhe, devemos ver o significado das pessoas para nós, devemos ver o sentimento que as pessoas têm por nós e também o sentimento que nós temos pelas pessoas.

Este texto é basicamente literário, onde predomina a linguagem culta, como podemos ver nesta passagem, “Abracei a mãe, encostei meu rosto no dela e pedi proteção”, há presença da linguagem coloquial e também usa bastante força poética, “As flores eram depois solenemente distribuídas por seus cabelos, braços e colo”. O texto fala sobre uma mãe que tem dificuldades para criar suas filhas, o texto não tem a presença do gênero masculino. Para entender o texto o leitor deve saber interpretar as palavras conforme o contexto, pois elas podem ter significados completamente diferentes do literal. Deve-se também saber um pouco sobre a história do Brasil um pouco sobre religião, pois no texto há referências á estados do brasil e também á religião da umbanda, sem estes conhecimentos prévios é mais difícil de se ter um fácil entendimento do texto. A linguagem utilizada é de fácil entendimento, e qualquer pessoa de conhecimento básico consegue compreender as ideias que o texto apresenta. A transição temporal é feita de uma maneira simples, na qual a autora falava de um sonho que teve, e de muitas lembranças de quando era mais jovem, e termina falando sobre a mesma pergunta que ela mesma se fazia agora na voz de sua filha, de qual cor são os olhos da mãe.

O texto no geral é bastante interessante para refletirmos a importância das pessoas próximas a nós e o que elas representam, para tentar lembrar não só a cor dos olhos da mãe, mas também a cor dos olhos de todas as pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com