TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha a Ultima Estação

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

 A ÚLTIMA ESTAÇÃO

Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva

Júlia Vargas Fausto da Silva

Língua Portuguesa

33.01

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Brasil: Editora Record

Apresentação:

A obra Vidas Secas; do autor Graciliano Ramos; descreve a vida difícil de uma família de sertanejos retirantes, que de tempos em tempos tinham que se mudar para áreas onde a seca era menos miserável. O livro é uma das maiores obras brasileiras, é foi um grande livro da segunda fase do modernismo, o regionalismo.

Graciliano é considerado o melhor ficcionista do modernismo e o prosador mais importante da segunda fase do modernismo. Ele foi um romancista, contista, jornalista, cronista, memorialista e politico brasileiro. Nascido no dia 27 de outubro de 1892 e veio a falecer dia 20 de março de 1953. Seus livros foram traduzidos em vários países, e suas obras tratavam de problemas sociais.

Resumo:

É sobre uma família que vivem de mudanças, Fabiano é o chefe da família, é uma pessoa rude, Sinhá Vitoria sua esposa, Menino mais velho e menino mais novo seus filhos. Na família também contem dois bichos, cachorra baleia e o papagaio.

Tudo começa com o primeiro capitulo “Mudança”, a família se arrasta pelo sertão, em busca de um local com menos seca, antes 6, agora 5, pois decidiram sacrificar o papagaio por conta da fome. Nesse tempo eles encontram uma fazenda vazia e se habitam lá, mas o dono expulsa-os. Porem ele acaba oferecendo trabalho para Fabiano e ele se torna vaqueiro. Todo decorrer da historia começará agora.

 O chefe da família vai a cidade comprar querosene e chita, mas ao se deparar com a sociedade se sente inferiorizado, foi à procura de pechinchas, mas se ver diante de uma venda, e compra cachaça. Enquanto estava tomando a bebida o soldado amarelo o chama para jogar cartas, Fabiano não consegue recusar e vai. Acaba se desentendendo do soldado e vai preso.

O sonho de Sinhá vitória é ter uma cama de couro, mas não tem condições de nem comprar roupas direito. Seu filho mais novo admira muito o pai e não entende porque sua mãe e seu irmão não são do mesmo jeito, seu sonho é crescer e ser igual o pai. O menino mais velho é curioso, sempre quer saber os significados.

O casal se entende do seu jeito, falavam alto, se exaltavam, mas conseguiam entender-se. Os filhos ouviam as historias de Fabiano, e depois perguntavam se realmente aquilo tinha acontecido.  Depois de um tempo outro membro da família se vai, Baleia a cachorra estava doente, e por conta do seu sofrimento Fabiano decide matá-la.

Eles ainda vivem uma vida apertada morando nessa fazenda, pois o patrão era esperto e sempre os fazia ficar endividados. Fabiano mesmo sendo ignorante queria pensar no futuro, mas para ele não havia, sempre seria a mesma coisa. Depois a égua da fazenda foge,  e ele vai atrás, no caminho encontra o soldado amarelo que tanto humilhou, ele ate pensar em se vingar, mas desiste e mostra o caminho para o soldado.

A seca acaba voltando, e lá se vai a família partir, em busca de novo de uma vida melhor. Sinhá Vitoria tem sonhos e planos de ir para uma cidade, e conta para seu esposo, que de inicio não gosta, mas acaba aceitando. E a família parte para o sul.

Análise critica:

Graciliano Ramos escreveu Vidas Secas com o propósito de retratar a seca no nordeste. O esquecimento na politica café com leite afetou a região. O livro é feito para ser questionado, com personagens que mostra a perspectiva do povo, personagens corruptos, rudes, curioso, oque o povo nordestino passou. Que por muitas vezes quiseram pensar no futuro, mas já não havia como mudar o presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com