TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Última Parada 174

Por:   •  4/12/2019  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

O filme A última parada 174 dirige uma história baseada em fatos reais, onde podemos visualizar jovens a margem da sociedade, tendo como protagonistas os personagens Alessandro e Sandro.

A história de Alessandro desenvolve  da seguinte forma: sua mãe, jovem moradora de comunidade, usuária de drogas, obtinha uma dívida com o traficante e por não possuir dinheiro para acertar o que devia teve o seu filho arrancado de seus braços, sendo expulsa de sua própria casa, sendo assim a única forma de quitar a sua dívida. A jovem nunca esqueceu de seu filho, converteu-se a igreja evangélica e livrou-se do vício. Dez anos se passaram e Alessandro criado pelo traficante foi ensinado a cometer crimes. O traficante foi morto e a mãe passou a buscar pelo menino.

A história de Sandro desenvolve-se da seguinte forma: sua mãe é assassinada de forma brutal no bar em que trabalhava. O menino viveu um curto período na casa de sua tia, mas percebendo a rejeição do marido da mesma,  passou a viver nas ruas.

Sandro logo fez amizade com outros meninos, que por algum motivo também estavam nas ruas.  A presença dos meninos passaram a incomodar os empresários que tinham lojas nas redondezas e um certo dia homens armados dispararam tiros com o intuito de assassiná-los,  porém, o mesmo conseguiu sobreviver ao massacre.

Sandro e Alessandro, se conheceram nas ruas e consequentemente foram apreendidos. Os meninos se reencontraram no  reformatório, um ambiente pesado onde os funcionários tratavam os jovens de forma horrível. Os mesmos se aproximaram e  passaram a cometer crimes juntos.

Uma diversidade de fatores  levaram Sandro a entrar na vida do crime, o menino era uma vítima da sociedade, ninguém olhava por ele e o seu trágico fim foi após sequestrar um ônibus, onde por fim parou na caçamba de um carro da polícia sendo morto pelos policiais.

A partir deste filme podemos visualizar a realidade de uma diversidade de moradores da comunidade, onde os seus direitos são violados, sendo excluídos e taxados com rótulos de perigosos, sendo olhados com desconfiança  no meio social.

Todo cidadão tem o direito de ir e vir, mas para quem mora em comunidade não é exatamente assim que a lei funciona, apesar de ser direito, ninguém olha por eles,  se tornam invisíveis no meio dessa sociedade capitalista. Como foi visto no filme, a mãe de Alessandro foi expulsa de sua casa, sem o direito de levar o filho, saindo apenas com a roupa do corpo, sem nenhuma autoridade para fazer com que essa situação fosse revertida e mesmo parecendo absurdo isso não acontece apenas na ficção, é comum o morador da favela presenciar cenas como essa.

Os jovens vindos de periferia  precisam todos os dias  lutar  para sobreviver, pois sempre estão em risco de serem exterminados, assim como a cena da Candelária, onde diversos jovens não conseguiram sobreviver ao ataque sobre eles. Sandro foi um sobrevivente, porém  não escapou do recolhimento e foi parar no internato, sendo tratado de forma incoerente, sofrendo abusos físicos e morais.

“Nesse dantesco quadro, os jovens pobres, quando escapam do extermínio, são os “excluídos por excelência”, pois sequer conseguem chegar ao mercado de trabalho formal. Sua atuação em redes ilegais como o circuito do narcotráfico, do crime organizado, dos sequestros, dentre outros vem sendo tecida como única forma de sobrevivência e se prolifera, cada vez mais, como práticas de trabalho à medida que aumenta a apartação social. “ (Coimbra, C. M. B. & Nascimento, M. L., 2005) 

Em nossa sociedade podemos visualizar diversos  Sandros, negros, pobres, sem família estruturada e banalizado no meio social, tratado com desprezo, como um ser inexistente, que só passa a chamar a atenção quando passa a trazer perigo aos indivíduos que estão ao seu redor.

A desigualdade social é um dos principais fatores que levam os jovens a viverem de forma irregular, a maioria entra ao mundo do crime por vê-lo como a única saída de conseguirem sobreviver, visto que a maior parte de moradores de comunidade não obtém as mesmas oportunidades que moradores do asfalto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com