TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro O Mundo de Sofia

Por:   •  19/6/2019  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Livro- O mundo de Sofia

Li o livro por indicação de um professor. Porém, pretendo ler novamente, pois é um livro muito extenso e de uma leitura de difícil entendimento.

O livro conta a história de Sofia Amundsen, uma adolescente de 14 que um belo ao chegar a casa começa a receber cartões postais e bilhetes, a partir delas e começou a fazer questionamentos.

Então Sofia, foi para esconderijo no seu quintal para refletir as perguntas que recebia. Para ela era um mundo a parte, como o Jardim do Éden.

Os bilhetes eu Sofia recebe são de um curso de filosofia enviada por professor Albert, a primeiro momento o ensinamento é sobre a Mitologia Grega. Depois é enviado um vídeo para Sofia que ensinava sobre Sócrates, Platão e Aristóteles. Logo após voltado para idade media com ensinamentos de Tomas de Aquino, período que quem dominava era a Igreja e também sobre a Peste Negra.

Somos levados ao renascimento, nesses períodos filósofos dedicavam a ciência. O professor cita personalidades do Renascimento; Shakespeare, Nicolau Copérnico, quem descobriu que terra girava em torno do sol. Leonardo da Vince e Michelangelo e alguns pintores; Johannes Gutemberg o inventor da imprensa; Bacon que disse “Conhecimento é poder” e Descartes filosófico que disse “Penso, logo existo”.

Depois conhecemos a Revolução Francesa onde o povo de rebelou contra a nobreza, a opressão, a sociedade de classe, a dominação da igreja.  Também é citado o Romantismo, o professor cita Mozart e Goethe. Dentre outros momentos e filósofos.

Eu não gostei do final. Esperava mais e algo um pouco mais racional. Não sei possivelmente o final faça sentido para alguns, porém eu esperava algo muito mais genial e ligado à filosofia, como aconteceu com quase toda a história de Sofia durante o curso. Nossos pensamentos são impregnados pelo contexto histórico atual, por isso consideramos os pensamentos mais antigos absurdos.

Mundo de Sofia não deve ser lido da maneira comum que lemos um livro. É necessário parar em determinadas partes, absorver o que foi explicado, refletir a respeito e muitas vezes ler novamente. É denso e complexo, apesar de sua linguagem acessível, mas vale a pena.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com