TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Mundo De Sofia

Trabalho Universitário: Resenha O Mundo De Sofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

Livro O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe e seu gato, seu pai sempre ausente vivia trabalhando fora sem previsão de retorno. Ás vésperas de seu aniversário de quinze anos Sofia começa a receber cartas, bilhetes e cartões bem estranhos e anônimos; cada um deles com uma pergunta que fizeram Sofia refletir sobre a vida e a origem do mundo.

Após um período recebendo essas cartas anônimas, Sofia acaba descobrindo o professor de filosofia Alberto Knox, que a levará em uma volta ao mundo da filosofia, ele mostrará a sua aluna, grandes perguntas, muitas delas sem resposta, que são capazes de nos fazer refletir sobre como é impressionante e emocionante viver.

O primeiro lugar a ser conhecido é Atenas e a história de Sócrates que vivia em busca do conhecimento e fazia com que as pessoas refletissem sobre si mesmas, costumes, o bem e o mal. Foi condenado à morte por não reconhecer a existência de deuses.

Platão era discípulo de Sócrates e acreditava no corpo e na alma. Dividiu o corpo em três partes: cabeça(razão), peito(vontade) e baixo-ventre (desejo ou prazer); acreditava que tanto homens como mulheres possuíam a capacidade de governar.

O próximo encontro foi numa igreja antiga construída na época medieval, para falar sobre a Idade Média, onde havia uma contradição entre Deus e a razão, isso foi tratado por grandes filósofos desta época: Santo Agostinho, que dividiu o mundo entre bem e mal, e Santo Tomás de Aquino, que acreditava que Deus havia se revelado através da Bíblia e da razão.

Sofia continuava recebendo postais estranhos do pai de Hilde, sonhou com ela e encontrou uma corrente de ouro com as iniciais de Hilde, a cada dia que passava percebia que estava diante de um enigma. Encontrou se com Alberto e foi ter explicações sobre O Renascimento, uma época que fez nascer de novo a arte e a cultura. Logo após sobre o Barroco que foi marcado pela vaidade e irracionalidade, os principais representantes desta época: William Shakespeare, Calderón de la Barca e Ludvig Holdeberg. Falaram do Racionalismo e seus principais representantes: Descartes, Spinoza, Leibniz e John Locke, que tentava explicar de onde o homem tirava seus pensamentos e noções e se podíamos confiar no que nossos sentidos nos dizem.

O Livro o mundo de Sofia traz vários mistérios o que nos envolve, pois os livros de filosofia costumam ser muito complexos, com ideias que ninguém consegue entender e principalmente compreender qual a importância de cada filósofo para aquele período e o mundo atual, a linguagem é fácil e de boa compreensão por ser um livro dedicado a filosofia, depois de ler ele você passa a ter uma nova visão de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com