TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o mundo de Sofia

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

O mundo de Sofia

Neste romance filosófico o leitor encontra uma história dentro da outra, que se desenrolam paralelamente e são igualmente protagonizadas por duas garotas que estão prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen e Hilde Moller Knag. Tudo começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas, de um pretenso professor de filosofia, Alberto Knox, que assume a missão de lheiniciar nos caminhos percorridos pela Filosofia ocidental desde seu nascimento até os dias atuais.

Em um dia Sofia voltava da escola, e encontrou dois pequenos envelopes brancos. Cada um deles continha uma indignação que a levou a refletir sobre a origem do mundo. Sofia recebeu também um cartão-postal que ela deveria entregar a Hilde, uma menina que não conhecia.

Diante deste acontecimento Sofiacomeçou a refletir sobre as questões abordadas no envelope em seu esconderijo que ficava no jardim de sua casa.

Sofia pensava que a menina Hilde representava um mundo á parte, um paraíso, como o Jardim do Éden, história que a Bíblia Sagrada relata.

Um dos envelopes que Sofia recebeu era de cor amarela e mencionava que as pessoas têm preferências dos diversos tipos de assuntos, como por exemplo:. Algumas pessoas gostam de esportes, outras de observar os outros. Mas existe um assunto que interessa todos como, quem somos e de onde viemos?

Para responder essas perguntas, nos dias de hoje, precisamos obter conhecimentos do que foi dito em outras épocas para que possamos formar uma opinião própria sobre a origem da sociedade.

Neste livro o Professor de Filosofia Alberto Knox também fazreferencia a um truque mágico onde um coelhinho branco é tirado de uma cartola preta, dessa forma ele tenta explicar a Sofia que fazemos parte de um grande mistério que ao comparar as pessoas com um coelho começamos a perceber a diferença, que ao contrário do coelho temos consciência que estamos participando de um enigma e que todo momento procuramos explicações.

Sofia leu sobre a visão mitológica domundo. Mitos eu surgiram da necessidade do homem á justificar fenômenos como o crescimento das plantas, as chuvas etc. Tudo o que ocorria aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses. Secas, epidemias e outras coisas ruins eram reflexo de que as forças do mal triunfaram sobre as do bem e o inverso ocorria quando havia fartura e riqueza.

Nos anos 700 a.c Homero eHesíodo registraram por escrito boa parte da mitologia grega. Isso foi importante, pois agora é possível questioná-la Xenófanes que foi um filosofo crítico em relação aos mitos pelo fato de seus representantes terem sido criados á imagem e semelhança das pessoas.

O objetivo dos primeiros filósofos gregos era encontrar explicações naturais para os fenômenos da natureza.

Filósofos da natureza estão relacionados aos primeiros pensadores gregos por estes interessarem pelos processos ambientais. Os filósofos partiram do pressuposto de que sempre existiu alguma coisa e ao analisarem as transformações ocorridas no meio ambiente os filósofos ficavam indignados como era possível ocorrer essas transformações.

Esses filósofos também tentarem descobrir as leis internas a partir da observação dosfatos. A partir das observações realizadas, a filosofia se libertava da religião e os primeiros indícios de uma forma científica de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com