TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Vídeo de Animação Morte e Vida Severina

Por:   •  5/3/2024  •  Resenha  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do vídeo de animação- Morte e Vida Severina.

Morte e Vida Severina é um poema dramático de João Cabral de Melo Neto, foi publicado em 1955. Um poema com linguagem fácil, uma história que tem no total de 18 cenas, sendo que no começo de cada uma delas tem um título que diz ao leitor sobre a cena. As 12 primeiras cenas relatam a trajetória de Severino, as 6 últimas mostra a sua chegada ao Recife e suas primeiras impressões com a vida. É um poema cheio de alegorias.

O poema discorre sobre a vida de Severino, um retirante que foge da severa seca que o sertão sofria, em busca de uma vida com melhor qualidade na capital. Severino vai do sertão pernambucano para Recife. Severino faz sua viagem baseado rio Capibaribe.

Durante a sua jornada, entende-se que, Severino é acompanhado pela morta a todo tempo. A morte é representada pelos “irmãos das almas” . O poema remeta a fome, seca e pobreza do sertão, por isso Severino sai em busca da vida. A morte é o foco principal do poema. Quando Severino chega cada vez mais próximo do litoral a vida vai ganhando cor e harmonia. Parte final do poema faz uma representação ao nascimento de Jesus.

O final não diz o fim do dilema de dar ou não dar ou não dar a própria vida se atirando no rio. Com o título do poema pode-se entender que ele persistiu pela vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.3 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com