TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Morte e Vida Severina - Resenha

Por:   •  9/8/2019  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o filme “Morte e Vida Severina”.

Morte e Vida Severina foi um teleteatro musical lançado 1981, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto de mesmo nome. Teve sua produção feita por Luiz Carlos Laborda da TV Globo e direção por Walter Avancini, diretor responsável por outras grandes obras da mesma emissora como O Rebu, Gabriela e Selva de Pedra. Além de uma excelente direção, o musical também conta com composições de Chico Buarque, sendo algumas delas cantadas por cantoras renomadas como Elba Ramalho e Tânia Alves.

O musical Morte e Vida Severina conta a história de Severino (José Dumont), um retirante nordestino de nome comum que inicia sua jornada saindo do Sertão e indo em direção ao litoral. Durante sua viagem, Severino esbarra diversas vezes com a morte, da qual vem tentando escapar, no entanto, sua caminhada o mantém preso a esse cenário fúnebre, encontrando-se com coveiros e uma benzedeira.

Quando chega ao litoral, Severino já não tem mais certeza se conseguiria o que foi buscar: uma vida melhor. Pois mesmo que visse uma terra farta, a morte sempre estava presente.

Com 60 minutos de duração, o filme se preocupa em retratar um cenário dramático de seca e pobreza. Severino não é apenas um personagem, mas uma figura estereotipada do povo nordestino daquela época e atualmente, o qual sofre com a falta de apoio do Estado. A religiosidade está fortemente presente, tanto nas melodias das músicas quanto nos próprios personagens.

O grande auge do filme provavelmente se passa no momento em que Severino chega ao litoral, esperançoso com um futuro em que não precisasse trabalhar tanto quanto antes. Mas, ao contrário do que se imaginava, logo que chega, presencia um velório naquele grande latifúndio. É nesse momento que percebemos que o que Severino enxergava cegamento como uma boa oportunidade, na verdade se tratava na reforma agrária no Brasil.

Morte e Vida Severina é uma produção cinematográfica que abrange problemas sociais de uma parte do Brasil, no geral, esquecida. Obras como essa emocionam e tem sua importância em resgatar os valores culturais do povo brasileiro e mostrar às pessoas os problemas que atingiram a história.

(SILVA, T. L. Texto produzido como avaliação na disciplina de Língua Portuguesa, 4°ano do IFMT, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com