TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas do Livro introdução a organização de computadores

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas do Exercício capítulo 6.2 - Livro introdução a organização de computadores

Aluno: Gabriel Alexsandro da Silva Lima

1) Todo processador é construído de modo a ser capaz de realizar algumas operações, denominadas primitiva, tais como: somar, subtrair, multiplicar ou dividir números (operações aritméticas); mover um dado de um local de armazenamento para outro (operação de movimento de dados); transferir um valor (dado) para um dispositivo de saída (operação de entrada ou saída (E/S), e assim por diante. O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas, sendo eles:

Unidade lógica e aritmética.

Unidade de controle.

Registradores.

Unidade de Gerenciamento de Memória.

Unidade de ponto flutuante.

2)  O ACC (Acumulador) armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na UAL; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador - o tamanho da palavra é igual ao tamanho do acumulador.

3) Uma Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é um dispositivo que realiza operações lógicas e aritméticas sobre números representados em circuitos lógicos. Tipicamente, uma ULA recebe dois operandos como entrada, e uma entrada auxiliar de controle permite especificar qual operação deverá ser realizada.

4) Relógio

5) A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca (fetch), decodificação e execução. Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações.

6) Não seria possível, seguindo o modelo de Von Neumann, em que instruções e dados ocupam a mesma memória. Ambos os registradores armazenam endereços e devem ter o mesmo tamanho.

7) C.OP = 8 bits = 2^8 = 256

C.OP entre 0 e 84: instruções de 16bits de tamanho(CI <- CI + 2) após a busca da instrução.

C.OP entre 85 e 170: instruções de 32bits de tamanho (CI <- CI + 4) após a busca da instrução.

C.OP entre 171 e 255: instruções de 48bits de tamanho (CI <- CI + 6) após a busca da instrução.

8) Utilizando a inspeção do campo “Código de operação”. Caso ele não seja um desvio, fazer a busca no endereço seguinte (ou em N endereços seguintes, dependendo do valor no campo). Caso contrário, utilizar o campo “Operando como endereço da próxima instrução.

9) Contador de instruções (CI, que seria melhor chamado de apontador de instruções). Fica na UCP.

10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (144.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com