TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo da evolução da humanidade nos últimos 200 anos

Por:   •  15/11/2021  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

O limite de uma vida humana pode já ter sido atingido, e esse limite é de 122 anos. Max Roser , da universidade de Oxford acredita que o mundo está a cada dia melhor e ao longo dos últimos 200 anos essa melhora é percebida em 6 aspectos: pobreza extrema, educação, alfabetização, democracia, vacinas e mortalidade.

Tem-se a ideia de que tudo está pior, porém Roser relata que mudanças positivas precisam de tempo, décadas ou séculos. A psicologia da humanidade retem a atenção a eventos negativos, bem como a mídia e isso faz que sejamos complacentes acreditando que não há razão para tentar melhorar. Fato é que nós últimos dois séculos encontramos soluções sem mesmo saber que haviam problemas.

Quanto ao tema da pobreza extrema, dados mostram que evoluímos em proporção de população mundial e linearmente a produtividade, compensando este crescimento e diminuindo a porcentagem de população em pobreza extrema.

A alfabetização comparada à 1820 com os dias atuais melhorou significativamente, chegando hoje a 85% da população mundial alfabetizada.

Quando o tema é saúde, Roser tem ciência que houve um desenvolvimento discreto nos últimos anos, porém a mortalidade infantil já não é assombrosa como a 200 anos atrás.

Outro sinal da evolução é a liberdade do povo, democracias representam essa evolução ao longo do tempo e estão abrangendo cada vez mais a população mundial, este item só não é melhor devido a ditadura chinesa que abrange 1,3 bilhão de habitantes do planeta.

A população mundial teve seu crescimento determinado pela manutenção da fertilidade e queda da mortalidade, esse crescimento tende a se estabilizar em 2075, onde haverá menos crescimento e média de idade aumentada ocorrendo o chamado dividendo demográfico.

O principal motivo para o otimismo em relação para  o futuro é a educação dos jovens, que influencia na redução da pobreza, democracia e na saúde.

Diante do exposto, pode-se afirmar que tudo está melhor?

Está resposta é clara e obvia, nem tudo está melhor, tem-se o aquecimento global, a extinção de espécies e à menor biodiversidade. Confrontos bélicos e homicídios fazem parte das estatísticas negativas, porém são inaceitáveis e não se pode conformar com tal situação sendo necessárias mudanças para que se continuem evoluindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com