TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

Por Setor

Quant.

CTI

3

Lavanderia

1

Manutenção

1

Sala de recuperação

1

  

 

    Por Sexo

Quant.

Feminino

2

Masculino

4

 

 

Por Acidente

Quant.

Com afastamento

4

Sem afastamento

2

 

 

Tipo de Lesão

Quant.

Corte

1

Queimadura

1

Queda

1

Batida contra

1

Esforço excessivo

1

Contaminação biológica

1

 

 

Tipo de Função

Quant.

Enfermeira

3

Lavadeira

1

Operador

1

Mecânico

1

[pic 1]   [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 

 

        


MODELO DE RELATÓRIO

Saúde e Segurança do Trabalho – Volume 2

Nome do relator: MÁRCIO MARIEL DA SILVA

Data:18/09/2019

Grupo :INDIVIDUAL

1ª Etapa: Descrição comentada dos acidentes

         Foi constatado que houve seis acidentes de trabalho dentro do Hospital Senhora das Aflições.

         O primeiro acidente foi com o servidor e Enfermeiro João das Neves, de acordo com o relato das testemunhas Enfermeira Chefe e Auxiliar de Enfermagem o funcionário fez um pequeno procedimento junto ao paciente e em razão do movimento do corpo do paciente isso ocasionou um corte em seu polegar da mão esquerda, e com isso veio ausentar-se do trabalho para evitar a contaminação cruzada. Ele estava usando as luvas cirúrgicas, ou seja, o EPI, para o procedimento.

         No segundo acidente foi com a servidora e Lavandeira Maria do Rosário Silva, de acordo com as testemunhas Paula Medeiros e André Damasceno a mesma foi recolher uma peça de roupa que caiu atrás da máquina de lavar, com isso bateu acidentalmente com a perna direita na válvula de dreno, ocasionando a abertura do vapor, determinando a lesão. Houve queimadura de segundo grau em 2/3 da face da sua perna direita. Os EPIs estavam todos a sua disposição.

         No terceiro acidente foi com o servidor e Operador Tiburcio da Silva, de acordo com relato das testemunhas Rosa Maria Gusmão e Ivete Gusmão ao deslocar-se com a máquina de raio X para atender uma orientação médica, o servidor não observou a sinalização do piso molhado, escorregou, e bateu com a região lombar em um pequeno balcão, ele tinha todos os EPIs necessários a sua função.

         No quarto acidente foi com o servidor e Mecânico Luiz Paulo Cunha de Macedo, de acordo com as testemunhas Mônica Ribeiro e Soraia Machado ao deslocar-se de maneira rápida para outra área do hospital ele bateu com o antebraço esquerdo no volante da válvula da tubulação de amônia, o funcionário dispunha de todos os EPIs necessários à sua função.

         No quinto acidente foi com o servidor e Auxiliar de Enfermagem Maurício Pedrotti, com base nas testemunhas Pedro Moraes e Joana Emengarda da Luz, ao transferir um paciente obeso da maca para o leito o funcionário realizou um movimento brusco e com isso veio a sofrer uma lombalgia de esforço, ele dispunha de todos os EPIs para sua função.

         No sexto e ultimo acidente foi com o a servidora e Auxiliar de Enfermagem Rosalina Carvalho, tendo como testemunhas Roque Soares Moreno e Saulo dos Reis, quando foi substituir um escalpo de uma paciente com HIV do box 3, a funcionária veio a sofrer um acidente punctório (perfuração) no segundo QDD( dedo indicador), apesar de a funcionário estar utilizando os EPIs necessários e ter participado de treinamentos específicos sobre esse tipo de agente, o acidente não pode ser evitado.

2ª Etapa: Análise comentada dos dados

De acordo com os dados apresentados e com base nos relatórios descritos acima, em todos os acidentes ocorrido no Hospital Senhora das Aflições, os funcionários utilizavam-se dos EPIs necessários na hora do acidente. Mas em parte deles os mesmos demostram certo descuido com os procedimentos em suas funções vindo a sofrer as medidas cabíveis do Hospital.

3ª Etapa: Medidas existentes

As medidas já existentes dentro do Hospital Senhora das Aflições são: Os EPIs disponíveis para cada funcionário, os treinamentos oferecidos e os materiais em perfeitas condições de uso.

4ª Etapa: Medidas a serem implantadas

               As medidas a serem implantadas são: Melhorar a sinalização dentro do Hospital, realizar as DDS com mais frequência, disponibilizar mais treinamento aos funcionários e implementar mais o uso dos EPIs.

5ª Etapa: Considerações e Conclusões (considerações acerca na existência ou inexistência de medidas preventivas)

              Podemos concluir que dentro do Hospital falta mais sinalização e que os funcionários muitas vezes fazem suas funções que muita pressa o que acaba gerando os acidentes com e sem afastamento.

6ª Etapa: Abordagem pessoal sobre as condições de segurança do Hospital com base nos acidentes ocorridos no mês de fevereiro

Com relação aos EPIs o Hospital em nenhum momento foi negligente quanto a isso, juntamente com os funcionários, em nenhum momento eles deixaram de usar, mas o Hospital poderia sinalizar melhor os locais propensos a acidente e poderia investir mais em treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (184.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com