TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Trabalho acadêmico: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................6

2. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS..............................................7

3. CONCEITO DE PATRIMÔNIO..........................................................................8

4. FONTES DE RECURSOS...............................................................................10

5. ANÁLISE DE MERCADO................................................................................11

6. DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO......................................12

7 ESTRUTURAS DE MERCADO........................................................................13

8.CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A

RESPONSABILIDADE SOCIAL.........................................................................13

9. CONCLUSÃO..................................................................................................15

REFERÊNCIAS.....................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

O bom nome e o sucesso de uma empresa dependem de um bom líder. Através deste a empresa gerenciada terá um controle maior dos gastos, dos estoques, etc., ele estará preparado para tomar decisões e resolver qualquer tipo de problema. E sendo assim, trará para a empresa bons lucros e fará com que todos os funcionários estejam preparados para qualquer situação.

Uma amostra do que vou apresentar é sobre as funções administrativas.

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Vamos falar sobre cada uma delas no decorrer desse trabalho.

2. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas foi Fayol. Na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão.

Atualmente ainda se faz importante a análise dessas funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.

• Planejamento

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executadas pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.

• Organização

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. E a forma de visualizarmos essas relações é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização.

Através do organograma é possível estabelecer responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação para o bom relacionamento do todo. Ele reflete as relações existentes na empresa.

• Direção

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido.

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

• Controle

O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

3. PATRIMÔNIO

O patrimônio das entidades é o objeto de estudo da contabilidade e as informações geradas sobre este mesmo patrimônio o seu objetivo. Segundo Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

“A parte jurídica e material da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com