TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão Ambiental e Certificações

Por:   •  20/9/2015  •  Seminário  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                     [pic 2]

Engenharia de Produção 2º Semestre

     Sistema de Gestão Ambiental e Certificações

Discentes:                                                                                      RA:

Jonas Trevizan Pastore                                                                    9095464711

Layla Silva Alvarenga                                                              9911175675

Lucas Gueto Leite                                                                9911155504

Lucas Leonardo da Rosa                                                         9911154724

Vanessa Ramos Godoi                                                        9911151400

Docente:

 Simone

Campinas, Abril de 2015

Introdução

A decisão do ser humano de viver cada vez mais nos centro urbanos aumenta a quantidade de resíduos lançados, aumentando os níveis de poluição.

Nossos três recursos naturais básicos (solo, ar e água) sempre foram capazes de diluir a concentrações aceitáveis de todas as substâncias neles lançados por processos naturais normais.  Contudo, as emissões antropogênicas começam a ameaçar nosso planeta pelo esgotamento desta capacidade de autodepuração.

Tais fatos, associados à não solução concomitante dos problemas decorrentes do atendimento dessas necessidades naturais ou criadas, levou-nos aos grandes desafios que enfrentamos atualmente.

Felizmente, o desenvolvimento tecnológico vem sofrendo alterações, pensando-se, cada vez mais, em submeter os novos processos e produtos a análises de custo/benefício (Análise de Ciclo de Vida do Produto) dentro da filosofia de se elaborarem processos e produtos de menor impacto ambiental.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A atmosfera é a camada gasosa da biosfera, composta por poeiras, sais marinhos, entre outros, é comporta também por mistura de gases: 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e 1% de outros gases, incluindo dióxido de carbono, vapor d’água e outros.

A atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Na troposfera ocorrem os efeitos nocivos das atividades humanas.

Consideramos como poluentes qualquer substância presente no ar que possa torná-lo impróprio para qualquer atividade da comunidade. Esses poluentes podem ser gerados através de fontes fixas, como indústrias, queimas de lixo ou vegetação, entre outros e por fontes móveis como automóveis, aviões, trens, entre outros.

Dentre os poluentes existe a classificação entre os naturais como cinzas de gases de emissões vulcânicas, gases de incêndios florestais, etc., e artificiais que são aqueles produzidos por nós seres humanos na queima de combustíveis fósseis, como petróleo ou carvão mineral, ou recicláveis com lenha e álcool.

Efeitos da poluição atmosférica

Os poluentes causam efeitos nos humanos, plantas, materiais e também no tempo atmosférico, como redução da visibilidade, descoloração da atmosfera, aumento na formação de neblina, precipitação, entre outros.Existem substâncias que provocam alterações na atmosfera, denominados como poluentes de efeitos globais.

Chuva Ácida

A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre e óxidos de nitrogênio que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico, ou o ácido sulfúrico.

Estima-se que o fenômeno da chuva ácida tenha surgido com a Revolução Industrial e a crescente queima de combustíveis fósseis. Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente, por exemplo, a morte de todos os seres vivos que vivem em um lago. Também causa acidificação do solo, tornando-o improdutivo e mais suscetível a erosão. A acidez do solo, inclusive é um dos principais fatores para a diminuição da cobertura vegetal de diversos países.

No Brasil o exemplo mais marcante de poluição ambiental por chuva ácida foi a destruição da Mata Atlântica na região de Cubatão, na baixada santista. Os gases de N e S liberados às toneladas pelas chaminés das indústrias locais, destruíram a vegetação.

Destruição da camada de ozônio

O homem vem produzindo substâncias que destroem a camada de ozônio, resultando um aumento nos níveis de radiação ultravioleta B que alcançam a superfície da Terra, causando câncer de pele, catarata, dentre outros.

O processo de destruição da camada de ozônio começa quando o CFC (clorofluorcarbono) – utilizado pela indústria em ar-condicionado, refrigeradores – e outras substâncias como pesticidas, são liberadas na atmosfera. Ao se degradar na atmosfera liberam átomos de cloro e bromo, que iniciam o processo de destruição do ozônio.

Vários países adotaram o Protocolo de Montreal, para suspender a produção e uso de substâncias destruidoras da camada de ozônio, entretanto o processo atmosférico natural só deverá reparar a camada de ozônio por volta do ano 2050.

Efeito estufa

O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida. O agravamento do efeito estufa origina um fenômeno conhecido como aquecimento global, causado pelo aumento das emissões dos gases do efeito estufa. O aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

O aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e os níveis de chuva, e também pelo lançamento de gases poluentes na atmosfera, como os que ressaltam da queima de combustíveis fósseis.

Responsabilidades

A natureza utiliza recursos para proteger-se da poluição atmosférica, provocando a neutralização, eliminação dos poluentes atmosféricos, como a dispersão, precipitação, entre outros.

Cabe a cada um de nós adotarmos medidas para evitar ou moderar a poluição da sua cidade e até mesmo do mundo todo. Andar um pouco mais a pé, bicicleta, utilizar os meios de transporte público, ao invés de utilizar o carro para pequenas distâncias. Assim reduziremos os congestionamentos, a poluição, cooperando para a saúde de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com