TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sujeito inovador

Por:   •  17/1/2016  •  Monografia  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

As universidades públicas são as mais desejadas pelos estudantes e por isso nelas se encontram as elites intelectuais do país. Mas o que é feito com essas mentes brilhantes? A mesma coisa que qualquer universidade particular é capaz de fazer! Como por exemplo, formar engenheiros para trabalhar na FORD.

Para superar a crise de hegemonia e de legitimidade que a universidade vem enfrentando a solução está nos estudantes.

É ai que a universidade pública pode se mostrar diferente das faculdades particulares que formam repetidores de informação, a universidade pública pode se mostrar como um lugar de construção de inovadores.

A inovação, basicamente, é apresentar novos produtos ao mercado. Qualquer pessoa pode fazer inovação, é claro, mas estando em um âmbito acadêmico fica muito mais fácil de fazer coisas novas, pois nas universidades existem pessoas que conhecem as tecnologias. Essas inovações, também, significariam investimentos por parte do setor privado o que já acontece nas As zonas rurais brasileiras totalizam aproximadamente 8,1 milhões de domicílios sendo que quase 70% deles não têm acesso à rede de tratamento de esgoto doméstico. Além disso, dejetos de animais oriundos de atividades como à suinocultura não recebem o devido tratamento. Esse cenário contribui direta e indiretamente para o surgimento de doenças de transmissão hídrica. Para que o problema de saneamento básico seja sanado, é necessário à utilização das técnicas permaculturais. Entre esses técnicas estão os biodigestores, as fossas ecológicas e a utilização de escoamento superficial no solo. Biodigestores são construções que tem como objetivo proporcionar a digestão anaeróbia de dejetos de animais e de outros resíduos orgânicos. Como vantagens da implantação dessa técnica permacultural, pode-se listar: produção de gás combustível, controle de poluição das águas e dos odores, preservação do valor fertilizante do resíduo e remoção ou eliminação dos agentes patogênicos da matéria orgânica. Já as fossas ecológicas, que podem ser de vários tipos, têm como principal objetivo substituir a fossa negra (buraco na terra onde os rejeitos são eliminados sem qualquer tipo de tratamento), além de reduzir à poluição das águas subterrâneas. O sistema de tratamento de resíduos líquidos domésticos por escoamento superficial é considerado uma alternativa secundária de tratamento. Está técnica é capaz de minimizar consideravelmente a carga poluidora do esgoto, além de que, a quantidade de biomassa produzida pode ser aproveitada na alimentação de animais ou no enriquecimento de solo agrícola.melhores universidades do mundo. Dessa forma, a universidade pública ia ser muito mais valorizada porque sempre iria apresentar mudanças para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com