TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Exames: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo fazer uma síntese reflexiva do livro “ As tranças de Bintou” com o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, refletindo sobre essa nova forma de ensinar. Planejar e descrever quatro atividades a partir do livro, contemplando as áreas do conhecimento Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes e Música e Natureza e Sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Os professores não podem negar a importância da abordagem integrada dos conceitos científicos nos dias atuais. É preciso ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas, pois uma necessita da outra para o seu desenvolvimento. O processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como se cada disciplina fosse uma caixinha isolada, o processo é um todo e é preciso cada vez mais abrir a mente dos docentes para esse fato, pois dessa forma haverá em sala de aula alunos mais estimulados para aprender e com mais conhecimento para as etapas seguintes de sua vida.

Um professor criativo pode criar diversas situações durante o tempo que a criança permanece na escola para que ela adquira conhecimentos importantes para sua vida, nesse aspecto é imprescindível que o professor mantenha o olhar na criança, no que ela observa, no que ela se identifica, vivenciando repedidas e variadas formas de aprendizagem, através da brincadeira, um passeio no terreno da escola, da música, experiências culinárias, brincadeiras, jogos, leituras, atividade com fantoches, etc, não só de forma mediada mas também livremente para que ele adquira seu próprio conhecimento. É fundamental abordar o conceito científico de vários ângulos, em diversas situações para fortalecer a retenção desses conceitos na criança, agregando atividades físicas, sensoriais e emocionais a todo o processo de aprendizagem.

Outro aspecto muito discutido hoje em dia é o respeito às diferenças, diferenças essas que tornam cada ser humano único e especial. Refletir e ensinar sobre a importância dessas diferenças desde a primeira infância é fundamental para que ela não possua um preconceito ao diferente, mas sim que ela perceba naturalmente essas diferenças de forma positiva, respeitosa e enriquecedora.

O livro As tranças de Bintou, conta a história de uma menina que sonhava em usar tranças, mas que só eram permitidas quando as crianças deixassem a infância. Traz, além disso, a sabedoria dos mais velhos por terem vivido mais, traz nomes diferentes que retratam outra cultura, com significados diferentes. No livro é possível perceber elementos da cultura africana, tanto nos nomes, como na alimentação e nas ilustrações do livro que são trazidos de uma forma sensível em todas as suas páginas. É uma linda história que usada de forma inteligente na sala de aula, é capaz de despertar o interesse nas crianças em conhecer novas culturas e perceber o diferente de forma natural.

Diversas situações de aprendizagem podem ser criadas com o uso desse livro, em todas as áreas do conhecimento. Esse livro pode ser trabalhado na Linguagem Oral e Escrita na rodinha de conversa, onde as crianças podem falar de suas percepções da história, a professora também pode buscar poesias que tratem sobre as diferenças como a poesia de Ruth Rocha Pessoas são diferentes, pode ser trabalhado Matemática, contando os personagens da história, quantos birotes Bintou tinha na cabeça, pode ser feito uma receita da culinária Africana, pode ser trabalhado Natureza e Sociedade fazendo com que a criança olhe para si, veja como é, perceba como o outro é, o que é igual, o que é diferente, onde ela mora, como é sua casa, como eram as casas no livro, como se vestiam, onde é a Àfrica (procurar no Atlas Geográfico), podem pesquisar os animais que existem nesse país, pode trazer para sala uma pessoa que já tenha viajado para esse país, em Música a professora pode utilizar um cd de música africana para que as crianças conheçam como são as músicas, podem fazer uma pesquisa dos animas que existem na África, pode trazer um grupo que dance capoeira, e ensinar alguns passos para as crianças, em Artes as crianças podem fazer uma releitura de uma obra que retrate a cultura africana, podem fazer colar pulseiras de miçangas, a professora pode fazer os birotes nas meninas, e muito mais, basta ser criativo e se colocar na altura da criança para perceber o que tem significado para ela.

Atividades práticas pedagógicas

Atividade de Alfabetização a partir do livro As tranças de Bintou.

Registro da parte da história que mais gostou através de desenho e escrita e apresentação para a turma.

Objetivo: desenvolver a percepção das diferenças e semelhanças da criança da história e a oralidade, despertar nas crianças a vontade de conhecer novas culturas.

Descrição da atividade: a professora coloca a turma em uma rodinha e conta a história, ao término da mesma ela questiona as crianças. O que mais gostaram na história? Os personagens do livro se vestem como nós? E as casas são como as nossas? A professora leva as crianças a refletir sobre a história e sobre como cada criança vive. Na sequência cada criança recebe uma folha A4 e giz de cera para desenhar a parte da história que mais gostou. A professora anota o que a criança desenhou, depois cada criança apresenta seu desenho falando da parte da história que mais chamou sua atenção.

Avaliação: a avaliação é feita através da observação do envolvimento da criança durante a leitura da história, se ela presta atenção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com