TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Casos: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  5.485 Palavras (22 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 5° SEMESTRE

TEREZINHA MARIA ANASTÁCIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”

Araranguá

2013

TEREZINHA MARIA ANASTÁCIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 5° Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

Ensino da matemática na educação Infantil,Ensino e alfabetização II, Ensino da natureza e sociedade, Ensino das artes e da música,Fundamentos da Gestão Educacionais.

Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helenara Sampaio, Vilse Vidotte Costa.

Semestre; 5°

Pasta 909179

Araranguá

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes.

Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena.

No texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, segundo parágrafo fala que: “ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para o seu desenvolvimento.

No final da síntese é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização ll, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada nos dois assuntos acima descritos.

SÍNTESE REFLEXIVA

Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos: as meninas brasileiras podem usar tranças, mas nas terras onde Bintou mora, ela precisa ter uma certa idade para fazer o penteado que tanto sonha. No continente africano também existem muitos rituais que têm o cabelo como referência. No caso da história na cerimônia de batismo, o cabelo da criancinha é raspado. A figura das pessoas mais velhas como portadores de sabedoria também é destacada. É a avó de Bintou que decide sobre o seu penteado e ainda não chegou o momento de ela usar tranças. E mesmo tendo sido prometido, sua avó lhe dá de presente o sonho que sonhou de enfeites coloridos.

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais importante. Nota-se o respeito e orgulho pelas tradições. O valor moral é muito valorizado quando a menina corajosa consegue ajuda para salvar os meninos no mar. Podemos observar também valor nas crenças e acima de tudo na beleza interior e não só na vaidade fazendo valer que o mundo foi feito para todos e não apenas para alguns.

Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. De acordo com o texto, à medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.

Partimos da compreensão que a tais experiências são carregadas de mensagens e significações, nesse sentido podemos dizer que ela é um dos veículos centrais na transmissão das ideologias, cria uma imagem de algo, ao mesmo passo é produto social e histórico. Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde sejam valorizadas as trocas e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um dos envolvidos. Tanto o raciocínio quantificador quanto o numérico dependem da inteligência lógico-matemática identificada por Gardner.

A música pode fortalecer a compreensão científica de várias formas. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. As letras podem utilizar idéias reais ou metáforas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com