TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Dissertações: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução:

Esta produção tem como objetivo relatar as experiências colhidas na observação de campo, através do estágio. Pretende conciliar a prática pedagógica com a teoria que curso de graduação apresenta. Comprovar e reafirmar a necessidade de se aplicar os conhecimentos adquiridos pelos futuros pedagogos. É importante demonstrar o valor e a importância da práxis na educação infantil, garantir a interdisciplinaridade fazendo conexões com todos os eixos de conhecimento, como forma de garantir que o processo ensino aprendizagem de cada criança atingirá a máxima eficácia. Afinal toda criança tem o direito à educação, e educação de qualidade. Valorizando o lúdico, o social, o lógico, a arte como ferramentas de altíssimo potencial para o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Preparando-a para uma formação integral de forma prazerosa e consciente.

A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A aquisição da aprendizagem de um conteúdo precisa de abordagem adequada e a repetição do assunto para que o cerébro da criança efetue a consolidação da informação. É de extrema importância que os conteúdos sejam integrados e que o mesmo assunto possa ser explanado por visões e áreas diferentes do conhecimento. Na educação infantil isso não pode ser diferente, pois a criança tem uma flexibilidade maior para aprender e esse pontecial deve ser trabalhado desde a primeira infância estimulando o aprendizado.

A criança aprende com o mundo que o cerca, estimulos externos são essenciais para o desenvolvimento do cerébro infantil, reforçando suas conexões neuronais. O trabalho na educação infantil tem que ser estimulante, lúdico, agradavél. O ambiente educacional deve ser adequado a cada faixa etária e os assuntos expostos aos pequenos têm que esta dentro da sua realidade dentro e fora da sala de aula. Expor crianças a conteúdos fora de contexto que não refleti seu dia-a-dia, é fazer um trabalho que não terá resultados positivos, pois a criança não fará associações e conseguentemente não aprenderá; Na educação infantil o educar, brincar e cuidar não estão separados, mas são indissociavéis para que se faça um trabalho integrador.

Usar o lúdico é uma maneira rica e prazerosa de ensinar crianças em tenra idade. Histórias, músicas, arte podem se mistura com a matemática, ciências, linguagem, montando uma interdisciplinaridade que ajudara a criança a ligar um assunto em outros contextos. Na sugestão da história “As tranças de Bintou”, podemos trabalhar todo esse contexto com o aluno da educação Infantil. As crianças podem se identificar com a personagem, pois ela passa seu anseio em ser adulta, em ter algo que só ver nós adultos. Sua cultura é diferente e rica para trabalharmos as diferenças com nossas crianças. A história tem uma mensagem muito atual e reflexiva na qual podemos trabalhar de várias formas dentro da sala de aula. A “mistura” brasileira esta diretamente ligada ao continente africano onde nossa personagem vive, as músicas de tambores, chocalhos, instrumentos que podemos trabalhar seus sons e timbres. As cores vibrantes dos tecidos, das roupas exóticas a nossos olhos, essa diferença de estilo. As comidas relatadas, as festas realizadas e suas tradições, isso tudo pode ser trabalhado e valorizado dentro de sala.

A música é um estimulante para os ser humano desde pequenos as crianças gostam de ritmos, melodias e isso pode ser trabalhado dentro da história, essa melodia africana seus instrumentos e sons variados fará a criança conhecer novos ritmos, estímulando seu raciocínio, sua coordenação motora ampla, criatividade e aprendizagem. A dança africana também pode ser trabalhada, o maneira que se dança, os braços os pés o movimento que é tão essencial no desenvolvimento infantil. O raciocínio lógico também pode ser estímulado através do tema, as idades que aparecem como a da avó e da menina, quem é mais velha, que é mais nova? Trabalhos com contas para fazer pulseiras coloridas, quantas precisam? Se Bintou viu mulheres diferentes na festa, vamos ver os coleguinhas na sala quem é mais alto, mais magro, mais branco, mais moreno, quantos meninos, quantas meninas? Este tipo de atividade trás a história tambem para dentro do cotexto da sala, para realidade da criança.

Ao ler a história estamos também trabalhando com o livro e conseguentemente a literatura, estímulando as crianças a futuramente ser leitores, a gostarem dos livros e ter o gosto por ler. Refletir no dilema da personagem, o que eles pensam sobre o assunto. Fazer a criança refletir, não só ouvir passivamente, mas incentivar a criança a pensar, contar suas próprias idéias. Nomes diferentes, objetos que ilustram o livro podemos trabalhar a pesquisa estímulando ainda mais a curiosidade das crianças, para conhecerem este mundo diferente do seu. A própria história de vida de cada aluno poderá fazer parte da aula, sua descendência, quem é sua família, como são, de onde vieram seus pais, seus avôs, isso desperta na criança sua identidade de saber sua própria história. A encenação também da história é interessante, pois a criança pode vestir as roupas coloridas e arrumar seu cabelo como da personagem, vivenciando as diferenças. Na encenação poderemos trabalhar com a memorização, espontâneidade e a ludicidade que é muito importante para a educação infantil.

Uma abordagem integrada do texto “As tranças de Bintou” pode ser abordada em todos campos do conhecimeto para fazer a interdisciplinaridade levando a criança a fazer conexões com o mesmo assunto, mas em várias abordagens diferentes.

ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO:

TEMA: AS TRANÇAS DE BINTOU

Natureza e Sociedade:

Proposta: Após contar a história “ As tranças de Bintou”, vamos fazer uma atividade reflexiva com as crianças da educação Infantil.

Apreciação das ilustrações

• Como são as casas onde Bintou mora, parece com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com