TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR "AS TRANÇAS DE BINTOU"

Dissertações: SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR "AS TRANÇAS DE BINTOU". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

EZIÉLE ALVES FONSECA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

São Lourenço do Sul

2013

EZIÉLE ALVES FONSECA

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 5° semestre apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL

São Lourenço do Sul

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................... 03

1. SINTESE REFLEXIVA .................................................................................... 03

2. ATIVIDADES .................................................................................................. 05

2.1 ATIVIDADE 1 – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM ..................................... 05

2.2 ATIVIDADE 2 – MATEMÁTICA ..................................................................... 05

2.3 ATIVIDADE 3 – ARTE E MÚSICA ................................................................ 06

2.4 ATIVIDADE 4 – NATUREZA E SOCIEDADE ............................................... 06

3. CONSIDERAÇÃOES FINAIS ......................................................................... 07

REFERÊNCIAS .................................................................................................. 08

OBRAS CONSULTADAS ................................................................................... 08

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma síntese reflexiva do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história “ As tranças de Bintou”. O texto aborda questões relacionadas à contribuição que o trabalho integrado traz para a aprendizagem dos alunos. Cada conteúdo contribui para o enriquecimento intelectual do indivíduo fazendo com que o mesmo pense, reflita, raciocine, assimile idéias e possa, a partir disso, tirar suas próprias conclusões.

A história “As tranças de Bintou” descreve a história de uma menina que sonhava em ter tranças em seus cabelos assim como sua irmã Fantou, mas devido a crença religiosa do seu povo, ela não pôde. É uma história muito rica, onde podemos explorar vários assuntos, nos permitindo a realizar um trabalho integrado e interdisciplinar.

1. SÍNTESE REFLEXIVA

Ao trabalharmos de forma integrada e interdisciplinar estamos colaborando com o conhecimento global (e não compartilhado, como até pouco tempo era trabalhado). Acreditamos que todo conhecimento é importante. Se trabalharmos conteúdos separadamente, anula-se o saber universal e estaremos negando aos nossos alunos um aprendizado mais significativo.

Como é citado no texto, “ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental” (HARLAN, RIVKIN, 2000). Com isso, ao integrarmos os conteúdos estaremos contribuindo para que o aluno adquira o conhecimento de forma mais interessante e prazerosa, ampliando a sua visão sobre o que está aprendendo e também despertando seu interesse e vontade em aprender. Com isso, acreditamos que cada conteúdo contribui significadamente no processo de aprendizagem.

A música, além de despertar sensações de prazer nas pessoas, ela faz com que o indivíduo se torne mais sensível, contribui para a criatividade, desperta a imaginação, corrobora para a memorização, concentração, atenção, socialização e, também, para o conhecimento corporal e movimento. Ela contribui para a formação do indivíduo como um todo. Se pararmos para pensar, a música está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos, sendo assim, a criança ao ter seus primeiros contatos com a música, aguçará suas descobertas.

Segundo os PCN’s, a arte contribui para que “o aluno desenvolva sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas” (BRASIL, 1997, p.19). A arte ajuda o aluno a desenvolver seu pensamento crítico, sensibilidade e estimula a imaginação.

A matemática, por sua vez, estimula o raciocínio lógico, a criatividade e desenvolve habilidades de instrumentação que levará para a vida toda. É na Educação Infantil que noções como espaço e tamanho são desenvolvidos. O educador precisa ter cuidado ao administrar a matemática, pois, deve-se levar em conta que a mesma deve estabelecer correspondência com a realidade, favorecendo a descoberta das cores, tamanhos e formas, por exemplo.

Trabalhar a literatura na Educação Infantil é fundamental para desenvolver a linguagem oral, a interação, recreação, adquirir conhecimentos e acima de tudo incentivar a leitura e o gosto em ler e criar histórias. Geralmente, todas as crianças gostam da Hora do Conto, elas interagem e vivem a história que escutaram. A Hora do Conto é uma forte aliada na alfabetização da criança. Uma atividade simples e rotineira mas que é rica em exploração é a roda de conversa, ela nos auxilia na comunicação com criança, faz com que a mesma saiba a hora de falar e escutar o que outro tem dizer.

A criança é um ser curioso. A chuva caindo, um barulho diferente, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com