TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tanças De Bintou".

Trabalho Escolar: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tanças De Bintou".. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

REGINA SAN

TRABALHO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Síntese reflexiva interdisciplinar “As tanças de Bintou”.

ÁGUA BOA

2013

REGINA SAN

Produção textual Interdisciplinar Individual do 5º semestre do Curso de Pedagogia apresentado a Universidade Norte do Paraná - UNOPAR VIRTUAL.

Água Boa

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Síntese reflexiva interdisciplinar: texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a historia “As tranças de Bintou”. 5

Plano de Aula para Educação Infantil. (5 anos) 7

Conclusão 9

Referencias: 10

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação entre o texto "Uma abordagem integrada da aprendizagem" e o vídeo chamado "As Tranças de Bintou”, através da elaboração de uma síntese reflexiva interdisciplinar relacionando a teoria e a pratica, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano integral, sem os conceitos sociais que diminuem o sentimento de igualdade e liberdade que buscamos preservar.

Sob esta perspectiva, procuraremos evidenciar que todos somos importantes, seja na igualdade ou nas diferenças, que somos resultado de um hibridismo, visto que o Brasil se caracteriza pela mistura de etnias e desta mistura é que nós surgimos, mas, temos as mesmas origens, e devemos valorizar a pessoa humana, não os preconceitos sociais, já que a criança está introduzida em um mundo sem fronteiras e é através do reconhecimento de outras culturas e povos que ela valorizará a sua própria cultura.

O conto “As tranças de Bintou” aborda o reconhecimento à própria cultura e a valorização desta à medida que a menina aprende com os mais velhos a valorizar esta cultura.

Ao final desta apresentação serão sugeridas quatro atividades praticas tendo como ponto de partida a historia “As tranças de Bintou” sendo que estas atividades serão interdisciplinares entre as matérias de Alfabetização, Matemática, Artes e Música, Natureza e Sociedade.

Síntese reflexiva interdisciplinar: texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a historia “As tranças de Bintou”.

A partir da leitura do texto foi possível refletir sobre uma variedade de extensões possíveis para o enriquecimento dos saberes da criança, pois, ficou claro que ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. Ressaltando que crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias, especialmente quando voltadas para a realidade de seu mundo familiar onde percebem conceitos mais abstratos, traçando assim outro elo fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.

Gardner identifica as formas de inteligência, ou seja, o conceito de ciência, e as relaciona com as oportunidades de aprendizagem da criança. Sejam elas respectivamente; atividades matemáticas, que oferecem vias de quantificação e registro das observações. Segundo este estudioso, tanto o raciocínio quantificador quanto o numérico dependem da inteligência lógica-matemática. A musica pode fortalecer a compreensão científica de várias formas. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. A relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torná-la mais permanente. Já foram constatadas melhoras no raciocínio espaço-temporal em crianças de pré-escola que podiam contar regularmente com um treinamento com teclado e canções. Os elos com a literatura ampliam os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens vívidas, sejam metáforas ou narrativas. As idéias científicas ficam emocionalmente registradas nas mentes infantis, encorajar as crianças a escreverem ou a contarem suas próprias histórias e poemas promove a síntese criativa de fatos, fantasia e sentimentos que utilizam a inteligência lingüística. As atividades artísticas são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das idéias infantis. Enquanto as crianças desenham, pintam e modelam para representar o que aprenderam, envolvem a inteligência cinestésico-corporal. Situações de dramatização permitem que as crianças testem e apliquem as idéias científicas, usando a imaginação. Pesquisas mostraram que dramatizações simples e espontâneas e ciência são aspectos complementares da solução de problemas. O movimento criativo é uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão de conceitos e fortalecer a retenção das informações. O pensamento criativo é estimulado quando utilizamos estratégias de final aberto que reestruturem os conceitos em novas associações. Atividades de pensamento criativo fazem uso da inteligência intrapessoal. A experiência com alimentos usam o paladar e o olfato para fortalecer a lembrança de conceitos. Experiências científicas ligadas à ingestão de alimentos podem reforçar a retenção de conceitos, utilizando a inteligência cinestésico-corporal. As saídas de campo como as aulas de campo acrescentam relevância e validam a informação científica aprendida na escola.

Pesquisas em educação enfatizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com