TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou

Exames: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 7

1 SINTESE REFLEXIVA 4

2 PROJETO DE ENSINO 5

2.1 PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE 6

2.2 PLANO DE AULA - ARTE E MÚSICA 7

2.3 PLANO DE AULA - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 8

2.4 PLANO DE AULA - MATEMÁTICA 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1. SÍNTESE REFLEXIVA

O texto vem falando de como é importante o professor buscar novos horizontes e ficar atento sobre suas práticas pedagógicas, buscando trabalhar com seus alunos de forma interdisciplinar fazendo uma integração entre os conhecimentos que eles trazem de casa com as atividades de sala de aula.

O professor precisa propor desafios aos alunos situações que ele considere complexas, mas não impossível de se realizar. Trata-se de gerar nele certa tensão, que o anime a ousar, que o convide a pensar, a explorar, a usar conhecimentos adquiridos e a testar suas capacidades para as tarefas que tem nas mãos. Também de motivá-los a interagir com seus colegas, respeitar as diferenças, a fazer perguntas que lhes permitam avançar em seus conhecimentos.

A escola deveria ser um lugar onde as crianças possam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, e onde deve acontecer as mais variadas trocas de experiências e conhecimentos. Cada criança deverá encontrar a possibilidade de se instrumentalizar para a realização de seus projetos, por isso a qualidade do ensino é condição necessária para formação moral de seus alunos. Logo que a criança nasce passa a fazer parte da história e cultura familiar na qual está inserida. Processo esse que é fundamental para o seu desenvolvimento.

Dentro do termo interdisciplinaridade, na educação, já não oferece problema, pois, ao tratar do mesmo objeto de ciência, uma ciência da educação "complementa" outra. A interdisciplinaridade é uma forma de pensar. Piaget sustentava que a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdiciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.

A integração da criança com as mais diferentes áreas do currículo educacional reflete muito no seu desenvolvimento intelectual, ajudando assim a aumentar o seu desempenho mental. A qualidade das experiências vividas nessa fase da vida da criança terá consequências importantes em seu futuro.

A matemática em todos os níveis de ensino deve ter como objetivo inicial a produção de conhecimentos diante do educando nos processos emocionais, físicos e cognitivos para o desenvolvimento de suas potencialidades reflexivas, criticas e criativas, tornando-se capaz de contribuir para a construção de uma sociedade.

No ensino de artes é fundamental para a formação cultural, intelectual e social, pois envolve uma diversidade de fatores interligados que possuem uma grande abrangência humana. Os conhecimentos referentes aos vários eixos de trabalhado são abordados de uma forma equilibrada.

A música proporciona à criança a possibilidade de criar, de querer fazer, de ajudar e de querer ser amigo, companheiro. Através da musica há uma troca de informações capaz de tornar as pessoas mais humanas, especiais. A música atrai, serve de motivação, aumenta a sensibilidade e a capacidade de concentração. Quando se ouve música o raciocino pode melhorar, pode também facilitar a aprendizagem e trona-la mais permanente.

A história “as tranças de Bintou” se relaciona em vários aspectos com o texto principalmente em atividades que se pode trabalhar a história, ou seja, nas diferentes áreas de conhecimentos ao qual o texto vem falando e de forma interdisciplinar. A narrativa encerra sem caráter moralista, utilizando uma linguagem clara e acessível, que permite a aproximação e identificação da criança com os sonhos, desejo e a coragem de Bintou. Para uma educação que respeite a diversidade, é fundamental contemplar a riqueza cultural de outros povos, e nesse sentido vale à pena pesquisar e trabalhar com outras possibilidades.

Dentro dessa história “As tranças de Bintou” têm-se a possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, fazendo com que há grande aprendizagem a respeito dos costumes e das culturas de povos da África. A história apresentada permite o trabalho de forma interdisciplinar, onde se aborda componentes da identidade e da autonomia das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos: as meninas brasileiras podem usar tranças, mas nas terras onde Bintou mora, ela precisa ter certa idade para fazer o penteado que tanto sonha.

Os conteúdos que se pode trabalhar de formar interdisciplinar de diferentes áreas de conhecimentos são: conceito de família, afetividade, religiosidade, diversidade cultural, a cultura e a costumes dos negros, os símbolos, dentre outros.

Um dos trabalhos que se pode realizar de forma interdisciplinar a partir da historia de Bintou e que pode contextualizar as diferentes áreas de conhecimentos seria:

Projeto de ensino;

Tema: Diversidade cultural dentro da educação infantil

Conteúdo; identidade e autonomia, família, afetividade.

Objetivos; Estimular o respeito à diversidade; Formar cidadãos preocupados com a coletividade.

Recursos Utilizados; Livros, jornais, revistas, CDs, DVDs, brinquedos e instrumentos musicais.

Avaliação: Observar nas brincadeiras e nas falas das crianças se as mesmas aceitam bem a diversidade e se valorizam suas origens e a autoimagem, também a avaliação será feita individual durante as atividades desenvolvidas.

PLANO DE AULA – 01

Comidas típicas

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com