TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Didatica

Trabalho Universitário: Trabalho De Didatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Vivemos um momento importante da história da humanidade, onde transformações significativas estão ocorrendo em todas as áreas profissionais da nossa sociedade. A educação escolar deve hoje, preparar as pessoas para viverem, como indivíduos, cidadãos e profissionais, no século XXI, pois a presença da tecnologia na vida diária, social e profissional certamente será maior ainda.

Os professores precisam estar capacitados e a infraestrutura adequada para poder utilizar a tecnologia como ferramenta para facilitar o aprendizado, mesmo sabendo que tudo isso é um desafio para os profissionais envolvidos na educação. Pois a escola deve introduzir varias tecnologias, porque elas são tão importantes tais como os materiais escolares atuais como lápis, caderno, caneta, ou seja, elas podem auxiliar no desenvolvimento do trabalho em sala de aula.

Para que a educação e a tecnologia caminhem juntas é necessária a atuação das políticas publicas, pois a tecnologia tem que fazer parte da vida de todos os cidadãos sem distinção, beneficiando todos, sem discriminação social.

DESENVOLVIMENTO:

Tecnologia na Educação

Para iniciar um texto reflexivo sobre essa questão, não podemos deixar de afirmar que a inovação é a favor da educação, inclusive quando se trata da tecnologia.

E-mail, redes sociais, lousas digitais e uma série de outras novidades eletrônicas estão invadindo as práticas pedagógicas. Mas como isso tudo pode contribuir efetivamente para a melhoria da educação?

A inovação tecnoeducativa é um processo de mudança estimulado por oportunidades ou dificuldades, ela ocorre para aproveitar ou superar essas questões e envolver um suporte tecnológico, colocado a serviço da qualidade da educação.

A nova geração de alunos precisa estar preparada para atuar na cultura da informação e do conhecimento e a escola deve favorecer essa aprendizagem.

Para que a inovação flua nas instituições de ensino é a existência de um ambiente aberto a novas maneiras de pensar e fazer. Algumas condições favoráveis a esse ambiente são a possibilidade de troca de conhecimento não formalizado, aquele ligado as práticas cotidianas e as experiências pessoais, e a confiança entre os envolvidos, garantindo relações de cooperação e interação.

Tudo isso só acontece se houver o apoio dos gestores escolares e se as equipes docentes estiverem preparadas para lidar com as novidades corretamente, isso não significa que todos os professores precisarão se tornar experts em tecnologia, mas necessitam superar as dificuldades, ou seja, quanto mais dificuldade no uso das tecnologias, menos incentivo para inovar.

Para garantir que essas novidades tenham realmente um efeito na qualidade da educação é necessário que a inovação tenha de estar a serviço da qualidade. É preciso qualificar o uso da tecnologia com base na natureza e nas finalidades de cada recurso.

O uso da tecnologia na sala de aula é um desafio, já que ela traz novos elementos, altera dinâmicas sociais e cria uma relação de maior diálogo entre professor e aluno.

A inovação surge onde existe uma vontade de experimentar, pois estamos em um momento de pioneirismo, em que a utilização dos recursos tecnológicos na prática da Educação não esta consolidada.

As tecnologias mudam o acesso aos saberes e permitem construir novos modelos novas formas de agir no mundo. Será cada vez mais valorizada a capacidade de fazer conexões e transformar a informação em conhecimento.

Podemos sintetizar quatro pontos importantes no uso da tecnologia a favor da qualidade da educação:

- Ambiente favorável, aonde a criatividade vem da troca de conhecimentos não formalizados entre professores e alunos, criando condições propícias à interação e ao surgimento de novas maneiras de pensar e de fazer.

- Integração das tecnologias da informação e comunicação, com disponibilidade de equipamentos, atenção a formação de todos os envolvidos e à organização da gestão administrativa e pedagógica para garantir que o uso da tecnologia se desdobre em inovação e qualidade.

- Tendências tecnológicas, utilizando os recursos que podem potencializar ou alterar práticas pedagógicas e ser adotados em larga escala em curto, médio ou longo prazo, de maneira a permitir novas formas de construção do conhecimento.

- Qualidade educativa, envolve a incorporação de novos espaços e mais pessoas ao processo, a definição de um currículo alinhado a diversidade e relacionado, com a vida cotidiana, e o estimulo à colaboração, respeitando direitos e saberes individuais.

Através do projeto realizado em sala de aula podemos constatar o interesse dos alunos pela tecnologia. Onde foi Investigado o ambiente escolar e avaliado as transformações no ensino e na aprendizagem através da tecnologia. Enfatizando o avanço tecnológico, a facilidade proporcionada no dia a dia e a relação entre o avanço tecnológico a novas descobertas, ou seja, a ideia é promover o uso reflexivo da tecnologia, mostrar que ela é um meio de expressão e que cada equipamento possui uma linguagem.

Da Teoria a Pratica:

Em uma visita a uma sala de aula do PRE II do ensino infantil no período da tarde, participamos de três aulas com crianças na faixa etária entre cinco e seis anos na

escola EMEI Prof. ªIvone Vendrame Cardoso. Trata-se de uma escola Municipal situada no município de Piacatu.

A escola possui seis salas de aulas, quatro banheiros, uma quadra de esporte, parquinho, três salas para administração, cozinha, e um pátio amplo e tudo está muito bem conservado. Alguns recursos tecnológicos fazem parte dos equipamentos e materiais didáticos da escola como aparelho de TV, aparelhos de DVD, um aparelho de vídeo, dois computadores, aparelhos de som, data show e uma maquina fotográfica.

Cada vez mais se torna necessário que o trabalhador tenha conhecimentos atualizados, iniciativa, flexibilidade mental, atitude critica, competência técnica, capacidade para criar novas soluções e para lidar com a quantidade crescente de novas informações, em novos formatos e com novas formas de acesso (PCN's, 1998, p 138).

A escola ainda possui um acervo de livros e jogos infantis. Conhecemos a professora Maria Helena que trabalha com o PRE II há três anos, sua turma é composta de onze meninas e dez meninos. Antes de entrarem para a sala de aula as crianças formam filas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com