TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Didatica

Ensaios: Trabalho De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da professora-tutora a distância Renata Manfrin Schmidt.

AGUDOS ,14 -09-201

Introdução :

A questão central de cada corrente filosófica está inserida na estrutura econômica, social e política de determinado momento histórico. O sentido etimológico da filosofia e o seu contexto histórico visam o esforço da razão pura para questionar problemas humanos e discernir entre o certo e o errado através da própria razão humana.

Filosofia e seus princípios

Filosofia é a ciência pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida. Isto quer dizer que a solução do problema da vida é a finalidade última da filosofia, mas tal solução é unicamente possível através de uma metafísica. A filosofia é prática; mas, ao mesmo tempo, especulativa, teórica. O problema da vida não tem solução a não ser através de um sistema da realidade. A filosofia , se representa a unificação máxima do saber e da realidade, divide-se, ao mesmo tempo, em algumas partes fundamentais. Antes de construir uma metafísica, é mister demonstrar a capacidade da razão humana para tamanho empreendimento; e da metafísica decorre, necessariamente, uma moral indicando ao homem a sua ação, o seu dever, conforme à realidade, à razão. A filosofia é, portanto, uma construção – a mais alta e sólida construção - da razão humana, que parte do terreno firme da experiência para justificá-la. Em abstrato e substancialmente, poderia a filosofia ser realizada pela (sã e eficiente) razão humana do indivíduo, posta em frente ao enigma do mundo; entretanto, em concreto e plenamente, o sistema da filosofia é realizado aos poucos, através do gradual progresso da humanidade, mediante a história da filosofia – como acontece a respeito de todos os valores humanos.

A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim, como um instrumento de manutenção ou transformação social. Porquanto, necessita de meios que orientem seus caminhos. Enfim, Toda sociedade possui valores norteadores de sua pratica educacional, logo não é esta que estabelece seus fins, mas a reflexão filosófica se encontra dentro de determinada sociedade. Em suma, a filosofia sempre esteve presente na educação, dando – lhe direcionamento por meio de seus pressupostos e influenciando as praticas exercidas pelos professores. São os pensadores da educação que, ao critica- la , propiciam para que ela avance no sentido de buscar a transformação da sociedade. Conclui-se então, a partir do estudo realizado que desde a sua criação, o papel fundamental e base da filosofia é o de tornar o ser humano um ser inconformado com o que lhe é posto, um ser crítico que, a partir da liberdade que possui, (pois todo homem é livre, basta que desperte isso dentro de si), construa e seu próprio pensamento e suas próprias conclusões sobre o meio e a realidade a qual vive. Desse modo, constatamos que as concepções filosóficas são compostas por uma enorme pluralidade e riqueza. Pois a filosofia não é um mundo fechado, pronto e perfeito, mas um mundo aberto, em pleno desenvolvimento. E assim, com base no que foi pesquisado até então, percebemos com clareza a tamanha importância que a filosofia possui para com a educação, sendo que esta, como principal responsável pela transformação da sociedade necessita formar cidadãos críticos e construtivos, o que na certeza, é ressaltado pela filosofia, pois um ser não filósofo também pode se considerar um ser não social. Porque um indivíduo que não faz filosofia, consequentemente não faz sociedade. Então, cabe a escola desde cedo influenciar na vida do ser humano, tentando o despertar do sono padronizado que lhe é imposto, para assim, acordar, construir e fazer parte de uma sociedade livre para pensar e agir.

Existe uma grande dificuldade de implantação da filosofia em nossa educação devido a grandes dificuldades enfrentadas pela escola atual em aceitar e acompanhar o grande processo de transformação pela qual a sociedade globalizada passa constantemente. Inovar é o grande foco educacional que contempla uma postura de mudança, tanto por parte de quem educa, como por parte dos educandos, caracterizada como um ponto crucial para tornar a educação mais democrática e progressista, onde se valoriza a criança, o adolescente, enfim, como sujeitos de sua própria aprendizagem, além de oferecer espaço para que possam agir e pensar por si mesmos.

Há, pois, uma constatação: os alunos, muitas vezes, se deparam na escola com um ensino de Filosofia mecanizado, apresentado por meio de teorias que privilegiam o uso de 'decorebas', considerando um aprendizado descontextualizado e entediante, ou seja, um ensino desmotivado em que os alunos tendem a não participar durante as aulas, e não construir, então, suas compreensões.

Para tanto, saber inovar não significa por em prática uma teoria educacional, mesmo considerada transformadora, acreditando que por si só, revolucionará sua ação educativa em um verdadeiro "espetáculo". Faz-se necessário, que professores atentem ao real sentido da práxis que não se baseia em reproduzir conteúdos soltos, ao contrário, caracteriza-se pela autenticidade, subjetividade, criatividade, comprometimento, compromisso e profissionalismo do educador em atuar de forma competente em sala de aula, dinamizando suas aulas mediante o uso de atividades bem diversificadas que desperte o interesse e a concentração dos alunos.

Dessa forma, entende-se que a resistência dos professores é atribuída a fatores de natureza subjetiva, isto é, medo do novo e indisposição para assumir trabalho extra. Isso se deve ao fato de que a maioria dos professores, sobretudo de rede pública, amplia sua jornada de trabalho, tendo que se deslocar de uma escola a outra para compensar o baixo salário, não havendo tempo suficiente para planejar-se e preparar adequadamente as aulas que ministra.

Desigualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com