TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Didatica

Casos: Trabalho De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

1ª Etapa

TEMA: Bullyng

O termo Bullyng compreende todas as formas de agressões, internacionais e repetitivas, que ocorrem sem motivos e são tomadas por um ou mais estudantes contra o outro, causando traumas, e são executados dentro de uma relação desigual de poder. Os atos agressivos e humilhantes dos grupos de estudantes contra um colega, e sem motivo é conhecida mundialmente como Bullyng ou Bully, que tem como significado de VALENTÃO, BRIGÃO. O Bullyng tem grandes chances de tornar adultos com comportamentos muito antissociais e violentos, podendo ser inclusive atitudes delituosas ou delinquentes.

Os alunos, com frequência maior, estão mais envolvidos com o Bullyng, principalmente, como métodos de inclusão ou difamação. Até um apelido pode causar desmoronamento na autoestima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente essas agressões, poderão ficar aborrecidas com o que acontece e não saberão se defender. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre o desempenho acadêmico do aluno e também socialmente.

Quando não há intervenções eficazes contra o Bullyng, o espaço torna-se totalmente corrompido. As crianças e os adolescentes têm seus sentimentos afetados, sentindo muita ansiedade e medo. Muitos alunos quando sofrem Bullyng na escola levam isso para a vida inteira tendo muitos sentimentos negativos.

A prática de Bullyng começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, foi descoberto que essa forma violência estava por trás de muitas tentativas de suicídio de adolescentes. No Reino Unido, por decisão do governo, todas as escolas já implantaram políticas antibullyng.

O Bullyng trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver suas próprias estratégias para reduzir o Bullyng. A única maneira de se combater o Bullyng, é com a cooperação de todos os professores, funcionários da escola, pais e alunos. As medidas tomadas pela escola para o controle do Bullyng se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, construindo, positivamente para a formação de costumes de “NÃO VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE”.

PROJETO: Bullyng, não cultive a paz.

Escola municipal “Maria Elza Lazara Lopez”

NOME DO PRJETO: Bullyng: não, cultive a paz.

PÚBLICO ALVO: 4º ano

JUSTIFICATIVA: Os educandos do quarto ano do ensino fundamental apresentam comportamento que ferem o regimento escolar. Devido a esses comportamentos os professores, os coordenadores e o diretor vê a necessidade de trabalhar o tema BULLYNG nesta turma e nas demais turmas. Precisamos basear alternativas e atividades que desenvolvam o tema que valorize e contribua para construção do conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel da escola, cabe a escola empenhar-se na formação moral de seus alunos.

OBJETIVOS: Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas levando a sensibilização enquanto cidadão e cidadã.

. Sensibilizar os alunos em relação á importância da boa convivência para criar um ambiente na sala de aula.

. Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, vivemos em comunidade e a boa educação e boas maneiras fazem parte da nossa convivência.

. Melhorar a disciplina na escola criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.

. Motivá-las para entenderem que a prática da leitura faz parte da construção do conhecimento de um cidadão e com o conhecimento é mais difícil de ser manipulados.

CRONOGRAMA: O projeto será no período de agosto, setembro, outubro e novembro de 2013, realizado toda sexta-feira das 15h10min as 16h00min.

DESENVOLVIMENTO:

TEMA: Bullyng

Visa incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre os estudantes. Busca despertar a escola, família e sociedade para a existência desse problema e suas consequências, objetivando atender ao direito de toda criança e adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças.

Conclusão

Percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valor, viabilizando e sensibilizando o educando a tais mudanças de comportamentos. Acreditamos que se levar os problemas da turma para uma discussão e reflexão, podemos amenizar a situação, assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso enquanto educadores, buscar alternativas que visam às melhorias.

2ª Etapa

A relação entre o professor e o aluno é de muita importância, pois é a partir daí que o aluno se sente mais interagido com as matérias. As várias formas de manifestar a experiência do professor para com o aluno, o improviso em sala de aula, a rotina em sala de aula, e também não podem os deixar de lado a experiência do professor que é muito importante.

Os objetivos da educação são muito mais fáceis de alcançar quando agimos com cautela, sem dramatização, onde um simples comentário bem feito pode solucionar o problema.

Existem quatro elementos fundamentais para o ensino: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse o último fator decisivo para o ensino, levando em conta a influência que o professor exerce sobre a sala de aula.

O professor tem que estar sempre prontos para novas experiências, sentimentos e problemas de seus alunos. A responsabilidade da aprendizagem ao aluno, mas esse deve ser facilitado pelo professor levando o aluno ao seu objetivo de aprendizagem.

3ª Etapa

“A criança é um grande pesquisador”

Não há educação nenhuma em assistir as aulas, tomar nota e ser avaliado no final do bimestre. Isso se chama hora de instrução, hora de transmissão de conhecimento. Mas para instruir, os professores seriam dispensáveis. A eletrônica cumpriria esse papel sem maiores problemas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com