TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Didatica

Artigo: Trabalho De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 15

I. O QUE E DIDÁTICA:

A Palavra Didática tem sua origem no verbo grego didasko, que significava ensinar ou instruir. Como nome de uma disciplina autônoma ou como parte de uma disciplina mais ampla (pedagogia), a Didática, desde Comenius, significa o tratamento dos "preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la eficiente".

DIDÁTICA é: A arte de transmitir conhecimentos: "técnica de ensinar".

Tanto a Pedagogia como a Didática é considerada no seu significado central, com o sentido de transmissão, orientação, condução, guia direção. Esse conjunto de significados pode parece ser inseparável da própria ideia de ensinar e de ensino.

Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas. Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática.

A didática para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolver um processo de ensino -aprendizagem, e sim, deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade, deve servir também como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosóficas- políticas. Ao exercer seu papel específico estará apresentando-se como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas.

Para nos a didática se constitui e se remodela a partir de várias formas que cada um dos docentes passa a compor com seus panoramas, perspectivas, diferenciados de conceber e incluir na construção da aprendizagem e elaboração e aplicações de metodologias diversificadas para que os objetivos seja em si concretizado, sendo que hoje nos encontramos em tempos que ambos são co-responsáveis e sucessivamente o aluno aprende, o professor aprende de uma forma significativa para ambos assim para que formemos cidadões que sejam transformador e modificador da humanidade e do mundo.

II. PLANO DE AULA:

Publico alvo:

Para a realização deste trabalho, escolhemos uma turma de alunos do 5° A ano do ensino fundamental, da escola CAIC Prof. Sylvinno Chinellato, da cidade de Americana no período integral, a turma é composta por 33 alunos, sendo uma sala mista na quantidade de meninas e meninos, com idades entre 9 a 10 anos, alguns são repetente, a sala tem um aluno de inclusão, onde consegue acompanhar a turma em quase todas as atividades proposta; Os alunos são bastante participativos, curiosos, dinâmicos, sociáveis entre eles, são bastante imperativos mais apesar disso mostravam-se bastante interessados nas atividades propostas pela professora, e uma turma unida e bem esperta, as crianças têm certas dificuldades de aprendizagem pelo fato de ser uma sala grande não há possibilade da professora dar tanta atenção especifica para cada um e porque não recebem ajuda e apoio dos pais, já que se trata de uma escola que a maioria dos alunos é de uma comunidade muito carente e sem infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento social.

Recursos de ensino disponibilizados na escola:

A escola disponibiliza de fantasias, blocos de desenhos, jogos pedagógicos, quadra de esporte, sala de informática, bibliotecas, a escola tem uma estrutura grande com dois andares com varias salas espaçosa, onde tem ventiladores, lousa digital, retroprojetores, notebooks, e espaço de leitura dentro da própria sala.

Para realização desta atividade precisaremos de fantasias, bloco de desenho, e papel, e um ambiente espaçoso para as crianças se movimentarem.

Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em duplas:

Para a realização da aula temos a possibilidade de organização da turma em 4 grupos onde permanecerão durante a atividade.

Acesso dos alunos a veículos informativos:

A escola escolhida disponibiliza aos alunos uma biblioteca com um acervo grande de livros de diversos temas que os alunos podem ler na própria escola ou levar para casa, e oferecido também os livros didáticos, fica a disposição dos alunos uma sala de informática com internet, e lousas digitais em todas as salas.

Tempo Estimado: 2 hora-aula

Tema da aula: Comunicação através de meios de expressão divesas.

Justificativa:

Partindo da necessidade da turma no âmbito escolar e na comunidade em que vivem e melhor conhecer as diferenças entre os alunos e suas dificuldades, e para que proporcione o conhecimento, conscientização sobre os meios de comunicação seja ele através da nossa língua portuguesa ou da expressão corporal e perecebam e valorizem as diferenças, alem de ter uma oportunidade de retomar temas já vistos no ano letivo.

Objetivos da aula:

Criar oportunidade para que a criança:

1. Desenvolva a sua capacidade criativa, raciocínio senso de organização e responsabilidade, reforçando hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e em grupo;

2. Desenvolva a sua confiança utilizando os próprios meios de expressão, propiciando oportunidades para o pensamento criativo e para o desenvolvimento da capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização;

3. Compreenda as várias linguagens como importantes meios de expressão e comunicação;

4. Observe e analise houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades;

5. Tenha uma aula lúdica com a expressão corporal e a descrição visual através dos jogos de mímicas e outras atividades onde as crianças poderão se expressar de uma forma lúdica e descontraída nos jogos.

Conteúdos de Ensino:

 Jogos de caça ao tesouro.

 Mímica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com