TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Didatica

Monografias: Trabalho De Didatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto: Conhecendo as cores primárias e secundárias

Público alvo: Educação Infantil. Faixa etária: Cinco anos

Justificativa: O ensino das cores na educação infantil, proporcionando oportunidade de experimentar a arte e reconhecer as cores expostas em seu cotidiano. Como as cores fortes chamam a atenção das crianças, fazer uso delas, contribui para o desenvolvimento da cognição, podendo ser usada para estimular e aumentar a capacidade de raciocínio, fala, e audição.

Objetivo: Fazer com que as crianças conheçam as cores primárias e secundárias, trabalhando também a coordenação motora.

Cronograma: Uma semana com duração de 20 minutos por dia.

Desenvolvimento: Apresentação das cores primárias, usando história fictícia das cores e suas misturas, dando origem as cores secundárias.

Aplicar atividades que os façam reproduzir o que foi ouvido e visto: as crianças escolherão duas cores entre as primárias: vermelho, amarelo ou azul. Em seguida, escolherão outra para misturar e ver qual cor nasceu desta mistura.

Escutar músicas relacionadas ao tema como: "Colorir" (Cristina Mel), que usa frutas e alimentos do dia a dia da criança para demonstrar as cores, e "arco-íris" (Xuxa), oferecer atividade com recorte de figuras de frutas com a cor pedida. Finalizar com desenho coletivo de um arco-íris.

Para complementar, ler o livro: "Bom dia, todas as cores!" (Ruth Rocha).

Confeccionar cartaz com as cores primárias, representando-as por figuras, fazer o mesmo para as cores secundárias.

Elaborar uma exposição na própria sala de aula com os trabalhos deles, onde cada um dirá qual cor gosta mais, a primária ou a secundária provinda de mistura.

Material utilizado: papel pardo, pincéis, canetinhas, tinta guache, giz de cera, folha de sulfite, vídeo, aparelho de som, livros, revistas e jornais, mesas forradas com TNT de cores primárias, varal com sacos plásticos, fita durex e letreiros.

Este projeto é de fundamental importância, sendo bem aceito pelas crianças e de fácil aplicação e exposição. Pode-se explorar o ambiente escolar e observar onde estão pintadas as cores ensinadas, além do mais não podemos deixar de aplicar brincadeiras relacionadas ao tema, onde será feita uma caça ao tesouro, com pistas de onde estão as cores escondidas na sala ou em outro determinado ambiente. Isto fixará a lembrança das cores em suas mentes.

Em nossa visita a uma Instituição Educacional notamos que a interação que se estabelece hoje em sala de aula entre professor e aluno na educação infantil é complexa, pois a mesma é marcada por regras, limites e emoções. Hoje a escola não é só um espaço de conhecimento e sim de afetividade emocional das crianças. Pois muitas dessas crianças não são levadas em consideração, pelo educador não havendo dialogo. Pela observação feita é que falta afetividade na relação estabelecida por parte do professor, muitas vezes não consegue gerar na criança o interesse para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos, por falta de capacitação do professor. Na nossa observação percebemos que o professor da educação infantil do espaço visitado demostrou grandes dificuldades em ensinar as crianças de 05 anos, pois essa faixa etária exige maior empenho do educador em sala por serem emotivos e carentes. Muitos já chegam chorando não querendo entrar na sala, são poucos que chegam dando bom dia e sorrindo. E o professor por sua vez fica sem saber o que fazer, como agir diante da situação, não sabendo se faz o papel do educador ou da mãe, vimos também que falta uma sala aconchegante com móbiles, cantinhos temáticos e lúdicos, e planejamento do docente para recepcionar a chegada dos alunos. Percebemos que existe a incapacitação e falta de estratégias de acolhimento e plano de aula do docente para com a faixa etária que trabalha. Na nossa concepção o professor de educação infantil tem que saber trabalhar o lúdico, a fantasia e tem que saber voltar à infância. A impressão que tivemos é que o mesmo está ali apenas para cumprir horário sem se importar com os sentimentos dos seus alunos, impondo apenas o seu cronograma, como roda de música, história, lanche, atividade. Esquecendo-se do brincar, de conversar em roda, saber como o aluno está se sentindo, que seria de extrema importância no cotidiano da sala de aula. Pela falta de dialogo do educador com as crianças, eles demostram dificuldades na relação com os colegas, havendo muitos atritos entre as crianças. O professor por não ter criatividade em prender a atenção da criança acaba perdendo muito tempo tentando organizá-los em roda e quando esse feito acontece o mesmo não está com seu material pedagógico a ser aplicado perdendo o foco de sua aula. O docente demonstrou dificuldade em expressar o que queria obter com sua aula. Foi aplicada uma aula intitulada “O Projeto Identidade”, começou perguntando qual dos alunos conhecia as partes do corpo humano, após as perguntas e resposta que foram pouco positivas, o mesmo aplicou uma atividade com recortes de revistas das partes do corpo. A atividade foi bastante conturbada, onde alguns conseguiram realizar com sucesso parte da aula elaborada e o professor demonstrou ter conseguido alcançar o objetivo de sua aula.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)”.

Projeto: O Mundo tem formas

Público Alvo: Educação Infantil. Faixa etária: Cinco anos

Justificativa: Proporcionar momentos de exploração e interpretação das diferentes formas geométricas. Promovendo situações para que os alunos possam classificar as formas de acordo com os objetos em seu cotidiano, possibilitando uma melhor observação e exploração das semelhanças, diferenças, cores e tamanhos.

Objetivos: Identificar e diferenciar as formas geométricas e símbolos.

Cronograma: Uma semana com 20 minutos por aula.

Material: Figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo; lápis, borracha, giz de cera ou lápis de cor, desenhos xerocados, cartolina, moldes vazados, materiais reciclados.

Atividade: Apresentar algumas formas geométricas.

Desenvolvimento: Após apresentar as formas geométricas, aos alunos foi proposto o desafio de encontrar a forma escondida em determinado desenho. Após a pintura da forma geométrica, os alunos falaram sobre a diferença das figuras. Para que fixassem bem as formas foram dados exemplos de objetos e elementos da natureza, como lua, carro, chapéu de palhaço etc.

Usamos o Poema das Formas Geométricas de autoria...................

Avaliação: As crianças mostraram-se curiosas e interessadas em aprender sobre as formas apresentadas. Sentindo-se felizes e vibrando a cada acerto das respectivas descobertas dentro da sala de aula, passando a identificar as diversas formas no seu universo. Com isso o professor alcançou o objetivo proposto.

“A CRIANÇA É UM GRANDE PESQUISADOR”

Segundo Pedro Demo, não há educação em assistir aulas, tomar notas, a isso ele chama de ora instrução, ora transmissão de conhecimento. Ele acha que a criança só aprende se for capaz de propor, e questiona, para conseguir isso devemos incentivar a pesquisa e incentivar cada criança a despertar esse espírito. As novas tecnologias serão indispensáveis num futuro próximo sendo assim o professo será necessário para o processo reconstrutivo, como orientador, avaliador do aluno; estamos acostumados à proposta instrucionista, baseado no ensino, na instrução, no treinamento e teremos que mudar nossos pensamentos passando para um nível educativo que seja capaz de propor, de questionar.

Quando fazemos a criança pesquisar, a buscar o material, a elaborar se aprendizado, ela busca o se conhecimento, estimula o seu trajeto educativo, essa deve ser a tarefa do educador, instigar a curiosidade infantil a fim de adquirir conhecimento, as crianças devem aprender matemática, português, ciências, etc. Sabendo o que fazer com essas matérias, interferindo em seus conhecimentos. Nisso o professor tem papel fundamental ele tem que saber provocar essa reação na criança, uma reação de sujeito, não de objeto.

Os professores precisam se preparar para isso, a educação sempre teve o desafio de aprender coisas novas; e não podemos falhar em transmitir novos conhecimentos, novas informações, novas tecnologias.

Todos somos educadores e educandos, ensinamos e somos ensinados, há uma interação continua em nossas vidas, o professor é um profissional que deve prever, organizar e apresentar aos alunos o conhecimento, de maneira que o mesmo tenha prazer em aprender.

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »