TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Literatura Infntil

Exames: Trabalho Literatura Infntil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 11

“SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO”

Criador da psicanálise nasceu na região da Morávia, hoje República Tcheca. Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud.

Desde 1873, era um aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia.

A sua teoria da mente ganhou forma com a publicação em 1923, de "O Ego e o Id", temos então uma mente triparte (Id, Ego e Superego).

Freud com seus estudos também descobriu as fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Classificando-as: A fase oral, quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer; A fase anal, quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer; A fase fálica, quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai. A fase de latência, quando a criança está em processo de aquisição de habilidades, valores morais e papeis culturalmente aceitos, transferindo assim o impulso sexual para um segundo plano, devido à prática de outras atividades a leitura, a escrita, atividades artísticas. A fase genital, quando o indivíduo domina todas as suas pulsões parciais pela genital idade, seja com fins orgásticos, seja com fins de procriação.

Freud expressava sem censura o que pensava mesmo quando inquietava e perturbava com suas declarações claras e inexoráveis. Mas, desde que se tratasse de seu ensino e da verdade, ficava intransigente; quanto mais firme era a resistência, tanto mais ele se afirmava em sua resolução.

Toda a teoria freudiana está sustentada na estrutura da mente que concebemos por inconsciente, atribuindo assim, a ela as causas de certos sintomas ou de nossas ações dentro do inconsciente humano, ai nesse local encontramos o conflito entre o superego e o id.

O modo como resolvemos esses conflitos são manifestados em nosso ego, que atua como uma estrutura apaziguadora entre os impulsos natural e a conduta moral de um indivíduo.

No âmbito da educação ao tratar sobe o tema da sexualidade infantil, Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar um interesse sobre tal assunto.

Ao contrário dessa idéia o que muitos pais e educadores fazem diante de tal situação, é tentar educar as crianças com certos mitos que reprimem ainda mais o interesse sobre a sexualidade infantil.

Freud apresentou diferentes posições sobre a educação, ora criticando-a como desencadeadora da neurose, ora aproximando-a da psicanálise enquanto profissão impossível.

ETAPA 2

“JEAN PIAGET E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO”

Jean Piaget foi um dos mais importantes pesquisadores da área da educação e pedagogia, era biólogo nasceu em 9/8/1896 na cidade de Neuchatel na Suíça e morreu em 17/9/1980, viveu 84 anos, foi pioneiro no campo da inteligência infantil.

Durante sua vida escreveu mais de cinquenta livros e centenas de artigos, fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e com deficientes mentais.

Algumas de suas teorias foram baseadas no estudo que ele realizou observando suas filhas juntamente com sua esposa. Seus estudos sobre a pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou varias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. "A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psic. da Univ. de São Paulo.

Piaget desenvolveu a epistemologia genética que é uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, que segundo ele o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento ate o inicio da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.

O primeiro consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo. Segundo o autor “todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que quatro aspectos são indissociáveis, mas elas podem enfatizar aspectos diferentes, ou seja, estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos”.

São eles: “Aspecto físico-motor: refere ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, a capacidade de manipulação de objetos. “Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio.

“Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de o individuo integrar as suas experiências. È o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto.

“Aspecto social: é a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas (PLT 207 pag. 118,119).

Segundo o autor “Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual, ele identificou quatro estágios de evolução mental de uma criança, cada estagio é caracterizado por aquilo que o individuo consegue fazer de melhor nessas faixas etárias”.

“São elas: 1ºperiodo sensório-motor: que dura do nascimento aos 18 meses de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam.

2ºPeriodo Pré-operatório: no estagio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança busca adquirir a habilidade verbal.

3ºPeriodo Operatorio-concreto: nesse estagio, que dura dos 8 aos 12 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos com os números e relacionamentos. 4ºPeriodo Operatório formal: nesse estagio desenvolvido entre os 12 e 15 anos de idade a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estagio é definido pela habilidade de engaja-se no raciocínio abstrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com