TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Literatura

Artigo: Trabalho Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  528 Visualizações

As crianças, que estão iniciando sua alfabetização, já trazem de casa um conhecimento prévio de linguagem e a escrita, cabe ao professor aproveitar e trabalhar este conhecimento. Não basta apenas representar ou decodificar códigos, o aluno adquiri o domínio da leitura e escrita quando atribui um porque ao que está fazendo. Não basta apenas alfabetizar é preciso letrar, apresentando textos que fazem sentido e trazem significados a criança, como jornais, revistas e gibis.

O analfabetismo funcional ainda ocorre devido a falta de prática ou compreensão dos professores referente a alfabetização e letramento, são apresentadas as crianças atividades com simples repetição de silabas, não envolvendo o processo subjetivo dos alunos.

A leitura é um dos meios mais importantes para a construção de novas aprendizagens, possibilita o fortalecimento de idéias e ações, permite ampliar e adquirir novos conhecimentos. A comunicação também adquire maior fluência através da prática da leitura.

A leitura compartilhada consiste em realizar uma leitura para toda a sala, em voz alta, os alunos que ainda não sabem ler começam a ouvir a linguagem escrita, dividindo assim a leitura com o professor.

A leitura livre consiste em colocar uma grande variedade de livros e outras modalidades de leituras como gibis, revistas entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com