TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de empreendedorismo e inovação

Por:   •  25/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO ACRE-CAMPUS RIO BRANCO

TECNÓLOGO EM PROCESSOS ESCOLARES



Jose Chaim de Souza Freitas





ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM









RIO BRANCO-AC

Jose Chaim de Souza Freitas





ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM





Trabalho acadêmico, apresentado à disciplina de Empreendedorismo e Inovação, Prof. Carlos Portela do 3º período do Curso Tecnólogo em Processos Escolares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.



RIO BRANCO-AC

RESOLUÇÃO

  1. A gestão das competências e habilidades compõem a gestão estratégica das empresas em um cenário de alta competitividade como sendo uma forma inovadora e inteligente de satisfazer demandas dos ambientes organizacionais, visando se manter  no mercado ou adentrar em outros. Nesse contexto, o que buscam as empresas atualmente?

R: Buscam a todo custo levar a qualidade do gestor, preparando-os para realizar as ações de hoje e se precaver de situações futuras. Assim, as competências e habilidades compõem a gestão de estratégica das pessoas em um ambiente de competição como sendo uma forma inovadora e inteligente de satisfazer demandas dos ambientes organizacionais.

  1. Sendo assim para se manter neste jogo, as empresas, em especial as MPEs, necessitam compreender as estratégias que a concorrência utiliza no mercado e ao mesmo tempo criar as suas próprias estratégias para vencer as disputas pela permanência no mesmo. Cite as estratégias a serem empregadas pelas empresas nesse momento, de acordo com Castro, Rosental e Araújo (2007):

R: “As organizações perceberam que construir e operar com sucesso, a empresa do futuro depende de capacitação de seu gestor”. Então, não basta apenas o investimento em recursos financeiros, programas prontos e generalizantes: É preciso questionar e repensar a própria empresa e seus processos, envolvendo todos os agentes interessados em desenhar seu próprio caminho.

  1. O que é fundamental para garantir a sustentabilidade de uma empresa no mercado atual?

R: Em Siqueira, W. R. et.al. (2014), para garantir a sustentabilidade das empresas no mercado é necessário buscar alternativas, e a capacitação para um comportamento inovador e empreendedor é uma delas. Nas MPE’S, o empreendedor é visto como tomador de decisões relativas à inovação, assumindo, então, a responsabilidade pelos resultados.

  1. O que leva as empresas a se ajustarem aos novos tempos, caracterizados pela competição e concorrência do mercado local em escala mundial?

R: Caracterizados pela competição e concorrência do mercado atual em escala mundial, deve-se ao fator da grande expansão tecnológica que vem aproximando os mercados num nível global, interferindo no modo de operação e produção de mercadorias e serviços com risco de não mais se manterem competitivos e serem eliminados pela concorrência

5. Segundo Zarpellon (2014), a matriz institucional ( conjunto de empresas) influencia diretamente o       desempenho econômico dos países de duas formas principais. Cite essas formas e indique porque com o advento da globalização, essas duas formas não são sozinhas, mais suficientes para manterem as empresas otimizando a economia dos países:

R:  A matriz, institucional influencia diretamente o desempenho econômico dos países de duas formas principais: reduzindo os custos de transação e reduzindo os custos de transformação (ou de produção, que juntos somam os custos totais). Porém, com o advento da globalização e as mudanças tecnológicas passam a ocorrer constantes mudanças de cenários, e passa a ser cada vez mais importante para as organizações a reavaliação e readequação dos processos das mesmas para tornar a realidade modificada por variáveis externas em oportunidades para novos negócios ou melhorias nos existentes.

  1. Diante desse cenário mercadológico, indique que tipos de mudanças, nas estruturas organizacionais das empresas estão acontecendo e, por qual objetivo:

R: As estruturas organizacionais mudam e passam a ter um número menor de níveis hierárquicos para minimizar custos, agilizar os processos e aumentar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados. Segundo Dorigon C.A.et.Al.(2005), ao se tratar de inovação as organizações podem utilizar desse fator para desenvolver competitividade de novos produtos e serviços prestados por meio da mudança de seus conceitos. Já quanto a inovações de processo, nos últimos anos segundo os mesmo autores, são percebidas mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição, sendo que, quando a produtividade aumenta, a organização possui uma vantagem de custo em relação aos seus concorrentes.

  1. Segundo Stewart (1998), diante da revolução em que a sociedade vive, é impossível prever com certeza que novas formas de trabalho e prosperidade irão surgir, pois tudo é surpresa. Indique a única certeza que o autor aponta nesse sentido:

R: A única coisa previsível é que o sucesso de uma economia baseada no conhecimento depende de novas habilidades e novos tipos de organizações e gerenciamento voltado para as pessoas com visão empreendedoras que buscam desenvolver sua capacidade de resolver as situações surpresas de forma positiva.

  1. Para desenvolver habilidades é preciso, antes de tudo, reconhecê-las. E esse é um exercício para o qual não fomos treinados. Indique a justificativa para essa questão:

R: Toda nossa formação tem foco em deficiências. O que há de perverso nesse sistema é que poucas pessoas sabem reconhecer seus talentos, suas habilidades.

O que você faz melhor que todo mundo? Faz sem esforço? Adora fazer? E como utilizar profissionalmente esta habilidade? Essas são perguntas difíceis para quem foi treinado para pensar apenas no que não sabe e não deve fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com