TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de pesquisa: A Praça da Juventude

Por:   •  17/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

                           Conhecendo a Praça da Juventude

O trabalho Conhecendo a Praça da Juventude surgiu a partir das discussões realizadas durante o curso da disciplina de Introdução à Pesquisa, ministradas pelas professoras Eridene Bezerra e Shyandra Cavalcante, na qual ambas ressaltavam a importância da pesquisa como instrumento de conhecimento, uma vez que sem a pesquisa muito do que existe hoje certamente não existira, além de favorecer o desenvolvimento do nosso senso crítico e engajamento com o local em que vivemos.

Inicialmente tivemos como temática geral “Nos entremeios da memória: espaços culturais tabuleirenses”, que tinha como objetivo mapear os espaços culturais da cidade e contribuir com a divulgação e exposição da cultura de Tabuleiro do Norte. O mesmo foi dividido em subtemas, que foram escolhidos pelos próprios alunos.

Dentre várias opções, chamou-nos à atenção a Praça da juventude, por ser um ambiente atualmente bastante frequentado por muitas pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias, mas em tempos atrás passou por um longo período de esquecimento e desuso, no entanto sua importância foi reconhecida e passa agora por um processo de revitalização, que teve como principal agente o PELC (Programa de Esporte e Lazer na Cidade).

O programa acima citado é uma ação do governo estadual que tem como objetivo tornar acessível o esporte e lazer nas cidades cearenses, sendo de extrema importância devido às diversas atividades tanto esportivas quanto aquelas que incentivam o desenvolvimento sociocultural e cognitivo dos participantes, tais como: aulas de xadrez, violão, hidroginástica, aeróbicos e treinos esportivos, os quais todos contam com equipamentos adequados para as praticas citadas, como também com profissionais especializados e comprometidos, que se engajam ao máximo para obter sucesso nas realizações das atividades e para maior bem estar físico e mental da população tabuleirense.

Inicialmente o programa tinha como meta beneficiar em média 400 pessoas, porém a receptividade ao PELC foi tão instantânea e crescente que atualmente contempla cerca de 1078  beneficiados, desde crianças, jovens, idosos e deficientes, pois um de seus objetivos é a inclusão social de todos envolvidos. Consequentemente o sucesso foi inevitável pela dedicação da equipe organizadora, mas, principalmente pelo empenho dos participantes, que agora ocupam o seu tempo com atividades saudáveis e prazerosas.

 Diante de um trabalho como o Projeto de pesquisa, para nós alunos, foi desafiador realizá-lo tanto pela seriedade que requer, como pelas dificuldades existentes. Uma de nossas maiores dificuldades foi a ausência de registros e outro problema recorrente foi a interpretação das respostas concedidas nas entrevistas, assim como o tempo disponível para realizar a pesquisa de campo.

Trabalho realizado por Andreina de Oliveira de Sousa, Elisiane Vitoria Macedo Maia, Monalisa Silva Freire e Vitoria Macedo de Souza, alunas do segundo ano do curso técnico de administração da Escola Estadual de Educação Profissional Aveino Magalhâes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com