TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem

Monografias: Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

SÍNTESE REFLEXIVA

A leitura do texto nos leva a perceber que para ensinar, devemos entender que há um elo entre todas as disciplinas a serem trabalhadas e que os educadores devem desenvolver atividades focando na área que ele pretende afetar a criança, promovendo assim, o rompimento das barreiras entre as disciplinas e trabalhando a interdisciplinaridade.

O principal objetivo das abordagens integradas é exatamente esse, promover esse elo, visando o conhecimento global. A literatura, a arte, a matemática, a música, entre outras disciplinas ajudam a criança em todos os aspectos, seja no raciocínio, na parte motora e até na sua criatividade.

Dessa forma, percebemos que o campo de conhecimento é bem extenso e por isso, o aluno deve ser instigado a experimentar toda essa diversidade, desenvolvendo-se de acordo com sua capacidade e maturidade. Segundo o texto, “ quanto mais fazemos essas conexões nos diferentes estilos de aprendizagens, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos”. Além disso, proporciona-se a ela adquirir conhecimento de forma mais dinâmica e prazerosa.

Em cada conteúdo trabalhado, consegue-se causar na criança sensações diferentes, levando-a a assimilar os conceitos aprendidos. A música, por exemplo, pode provocar diversas sensações positivas na criança. A letra, o ritmo e a melodia, se trabalhados de forma criativa e dinâmica contribuem para a facilitação da aprendizagem, tornando-a permanente. À medida que o aluno se lembra da letra, os conceitos trabalhados nela vão se internalizando em sua memória. O elo com a literatura também se faz muito importante, a partir do momento que a criança encontra situações familiares em situações novas. É muito interessante incentivá-las a escreverem ou contarem suas experiências vividas usando sua inteligência e criatividade. Enfim, o conhecimento deve ser focado na estimulação de todas as áreas da educação, através da integração das experiências científicas.

2- Relação entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história de Bintou.

A intertextualidade existente entre As tranças de Bintou e o texto se faz no momento em que Harlan diz que “ao permitimos que as crianças percebam os conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja - se outro elo significativo da aprendizagem”, pois a história conta sobre uma criança que apresentava preconceito e descontentamento em usar sempre birotes e sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pela tradição de sua tribo que diz que as crianças só podem usar birotes. Nesse momento, há a intervenção da avó, que lhe explica o porquê das tradições e lhe convence que seus birotes são lindos e que um dia ela poderá usar tranças. Essa situação nos prova que as experiências familiares, assim como as científicas, passam de geração em geração.

A partir da história percebemos também a valorização da diversidade cultural, mostrando a riqueza de conhecimento e valores dos afro-descendentes. Assim, levamos a criança a perceber que cada povo tem sua origem, sua história, seus costumes e que tudo isso deve ser respeitado e valorizado.

A história nos permite também abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude,fase adulta e as características de cada uma. Faz uma comparação entre as culturas: As meninas do Brasil podem usar tranças, na tribo de Bitou não. A figura da avó é mostrada como sinônimo de sabedoria. Vários nomes desconhecidos dos brasileiros são listados na história. Dessa forma, observamos que com “As tranças de Bitou”, podemos fazer um elo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com