TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Integrada Da Aprendizagem

Dissertações: Abordagem Integrada Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................ 4

Síntese Reflexiva .............................................................. 4

Considerações Finais .............................................................. 5

Referencias ............................................................................... 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará uma síntese reflexiva entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o vídeo “As tranças de Bintou”, onde demonstra a valorização da identidade, costumes e culturas de cada povo identificando a importância do conhecimento dos mesmos.

Visto isto, a historia contribui para que o aluno aprendam, encarando a sua realidade particular, respeitando as raças, os credos, e os modos de vida de cada um, bem como permitir ao professor métodos de preparar o sujeito para enxergar o mundo que vive e está situado, contribui também para que o pedagogo enxergue que ele não é somente um reprodutor de saber, baseadas somente em conhecimentos específicos, mas construtor do indivíduo como um todo.

SÍNTESE REFLEXIVA

O conto as tranças de Bintou, tem por objetivo levar ao educador a conhecer o seu publico alvo, para a partir dai traçar metas contribuindo então na formação dos alunos, fundamentando-se com grandes teóricos como; Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro que abordam fases do desenvolvimento da aprendizagem da criança. Integrando-se com as experiências cientificas vivenciada na sala de aula. As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra à história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro Birotes. Deparamos com situações onde o preconceito ainda esta presente na sala de aula entre alunos, e crianças que tem preconceito consigo mesma.

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual, enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiências cientifica vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões norteando a prática educativa. Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas é e preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas, com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.

O texto a abordagem integrada da aprendizagem e o conto traz uma abordagem onde a identidade da criança deve ser valorizada O Pedagogo atuando no Espaço Educativo ligado à Educação Formal do aluno deve esta relacionando de forma lúdica e integrada os eixos a serem trabalhados em natureza e sociedade abordando a valorização do eu, a cultura e a família.

A autora cita em seu livro as diferença de cultura entre os países a cultura do povo aldeia de Bintou as meninas brasileiras podiam usar tranças e na África só quando fosse jovem. Então, sua avó com uma intervenção sabia conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.

Quando nos referimos ao ensino arte estamos nos comunicando por intermédio de formas, cores, sons, movimentos, gestos, expressões e outros, percebendo então uma relação na história de Bintou, nas vestes dos personagens o educador poderá explorar as formas geométricas presentes em cada roupa. A dança e o movimento presente com o som do tambor, na festa de batismo da irmã de Bintou, aguçando a curiosidade dos alunos com as contribuições dos negros para o povo brasileiro nos diferentes instrumentos musicais.

Em natureza e sociedade o educador poderá trabalhar atividades práticas presentes no dia-a-dia dos alunos como: nome, valorização do eu, conhecer a história dos negros, família como primeiro grupo que o individuo faz parte. A atividade poderá ser avaliada com registros e pesquisas.

Em artes e musica o professor poderá trabalhar a criatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com