TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL x EXCELENTE SERVIÇO

Projeto de pesquisa: VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL x EXCELENTE SERVIÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL x EXCELÊNCIA O ATENDIMENTO

1 – Introdução

Durante a realização da palestra voltada para o curso de ciências contábeis tendo como tema “Valorização Profissional x Excelência no Atendimento” o palestrante Sérgio Bebiano ressaltou vários pontos voltados ao fracasso na vida pessoal, familiar e profissional, e como fazer para lidar com cada um tornando estre fracasso em pontos positivos no nosso dia a dia.

Os assuntos discutidos foram:

• Oportunidade

Ele falou que saber aproveitar as oportunidades é uma habilidade essencial para aqueles que querem ir mais longe. Infelizmente muitos passam a vida acreditando que são alvos de uma grande injustiça. Acreditam inclusive que apesar de todos os seus esforços, as oportunidades nunca lhe batem à porta. Muitos se acostumam em reclamar das dificuldades que têm e consequentemente da falta de oportunidades, mas poucos são os que de fato cuidam de usar bem as oportunidades do presente para melhor prepararem-se para as novas oportunidades do futuro. Uma grande oportunidade é consequência direta de pequenas oportunidades que foram bem aproveitadas no passado. Muitos, por causa do medo de errar, nunca tentaram.

O ponto que ele mais resultou é que devemos investir mais na nossa formação e no nosso aprendizado.

Mais é necessário aproveitar as oportunidades e não ter receio diante das dificuldades.

• Como você deve se apresentar?

É de suma importância a imagem a qual o indivíduo deve se apresentar, isso ao transmite confiança e credibilidade aos pessoas que estão ao seu redor. Sua roupa, seu semblante é sempre se suma importância.

Quando o palestrante (Sergio) chegou ele entrou no auditório com o terno desarrumado, atendendo telefone e com a tonalidade de voz alterada. Com esta atitude ele quis mostrar que ele não teria credibilidade e nem o respeito das pessoas que estavam ali para escuta-lo. (As pessoas ficaram até assustadas na hora em que ele entrou, foi uma surpresa e uma lição para todos)

• Postura

É importante ter um bom comportamento no local de trabalho, ser pontual e manter a guarda e sua compostura não significa ser rude. Boas maneiras são sinônimo de refinamento e classe. Um homem com classe é um homem que merece ser respeitado.

• Poluição verbal

Não usar gírias ao falar com o cliente ou palavras torpes, é necessário ter higiene pessoal, em relação ao hálito, suor, caspa e piolho.

Precisamos ter atenção, ser bem apresentavam pois uma boa impressão faz a diferença.

• Atendimento por telefone – Bom Atendimento

Mantenha o profissionalismo. Quando você estiver atendendo ao telefone no trabalho, você nem sempre sabe quem está do outro lado da linha. Pode ser seu chefe, um cliente, um dos seus colegas, ou até mesmo uma ligação errada. Atender ao telefone de forma profissional irá iniciar qualquer conversa que você esteja prestes a ter de forma positiva.

Concentre-se na conversa. Faz toda a diferença: se você estiver sorrindo, de cara feia, ou entediado, a pessoa do outro lado ouvirá isso em sua voz.

Anotar o nome da pessoa para não precisar ficar perguntando, quando se referir a um assunto direto com a pessoa direcionar usando o nome.

Sempre se identifique. Em situações de trabalho, é apropriado atender ao telefone dizendo seu nome e o nome da empresa: "Bom dia, obrigado por ligar para a (nome da empresa) ... Aqui é (nome de quem está atendendo) ... Como posso ajudar?"

Ele nos alertou quanto a erros que podemos evitas como: atender o telefone falando alô, oi, pronto, fala, e ai? ... Falar que não pode fazer nada, pois é norma da casa. Deixar o cliente esperando por muito tempo. Interromper a fala do cliente. Prometer que vai retorna a ligação e não retorna. Não estar preparado ou treinado para dar as informações. Pedir ao cliente ligar depois, sendo que a obrigação é do atendente. Gritar ou falar alto com o cliente.

• Atendimento Pessoalmente

Receba o cliente sempre com um sorriso amistoso seguido de boas vindas, deixo-o ficar à vontade na sua empresa, evite perguntas constrangedoras, procure falar pausadamente e com segurança, quando o cliente estiver falando, jamais o interrompa, nunca, mas nunca mesmo, atenda o celular na frente do cliente, nunca atenda um cliente com cara feia, jamais se debruçar sobre a mesa ou balcão, nunca lixar a unha, bocejar, mascar chiclete, se esconder ou ler alguma coisa são atos que não se deve fazer na frente do cliente, quando possível faça elogios ao bom gosto do cliente, ofereça uma cadeira para sentar ou mesmo um cafezinho ou água., mantenha sempre um contato visual para que o cliente se sinta importante na sua presença, ofereça-se para ajudar em algo que o cliente está tentando fazer, como abrir uma embalagem, enxergar um preço da mercadoria, etc.

E, no fim do atendimento, levo-o até à saída e agradeça de forma entusiasmada pela visita do seu cliente.

• Dicas para um bom atendimento

Sempre atender o cliente da maneira que nós gostaríamos de ser atendido, ser educado, agir com cortesia e suavidade, não desafiar o cliente, manter olhar sincero e nunca reforçar as críticas do cliente são atitudes para um bom atendimento.

• Relacionamento Interno Tipos de Funcionários

Pode- se ver alguns tipos de funcionários dentro de uma empresa, os quais podem prejudicar os outros ou se isolar. Tem o funcionário antigo que desanima os novatos, tem o repolhão que guarda informações, o novo funcionário que entra bem e depois fica igual ao antigo e o funcionário negativista que acha que tudo vai dar errado.

2 – Desenvolvimento

A palestra do Contador Sérgio Bebiano sobre Valorização profissional x Excelência no Atendimento, foi muito proveitosa apesar de ser voltada mais para o curso de ciências contábeis.

Ele ressaltou pontos muito importante nesse tema, que também precisamos na área de administração.

Um administrador precisa ter uma boa relação com os clientes e com os colaboradores, sabendo lidar com diferentes situações e tendo saída com êxito a cada uma delas.

Como ele falou até mesmo atender um telefone é algo muito importante dentro de uma empresa, e muitos não valorizam isto.

É fundamental obter uma boa relação com os clientes tratando os mesmos com delicadeza e gentileza sempre demonstrando interesse e disponibilidade para ajuda-los, isso gera pra empresa mais credibilidade e respeito.

3 – Conclusão

A partir dos assuntos discutidos na palestra pude observar que é muito importante a maneira pela qual nos portamos diante das pessoas, do cliente ou até mesmo com nossos familiares, a vida é repleta de desafios, mas com a mudança de algumas atitudes podemos tornar as coisas mais fáceis.

Ele nus alertou para as oportunidades, aproveitar tudo aquilo que o mundo nus oferece, mesmo sendo coisas pequenas ele mostra que nós que fazer da oportunidade um grande negócio, e não ter medo de arriscar pois os persistentes conseguem sua vitória.

Sendo o ponto chave ressaltado é que tudo que formos fazer temos que dar o melhor de nós mesmo procurando ser sempre visto com respeito e exemplo na função em que atuamos. Des das nossas roupas, a maquiagem que usamos, e o tom de voz que conversamos. Tudo isto é observado pelas pessoas que estão ao nosso redor.

Um médico por exemplo, se ele entrar em um consultório de bermuda e chinelo, ele jamais terá a credibilidade dos seus pacientes. A imagem faz toda a diferença.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »