TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo

Artigos Científicos: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLA

Como resolver o problema da indisciplina na escola?

• Os professores passam muito tempo tentando manter a ordem e a organização de classe.

• Os envolvimentos são professores, a coordenação e direção da escola.

• A escola Municipal de Ensino Fundamental Jader Fontenelle Barbalho, trabalha com a comunidade local e rural e possui 583 alunos.

• Amenizar os problemas causados pela indisciplina dos alunos e melhorar o ambiente escola

Quais são as causas do problema?

• Falta de acompanhamento dos pais, desestrutura familiar e deficiência na aprendizagem.

Quais estratégias adotar para resolve-lá?

• Trazer os pais para o ambiente escola, investigar e encaminhar a família para o atendimento especifico e trabalhar o reforço escolar utilizando outras ferramentas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO:

Existe uma notável falta de acompanhamento dos pais e por não terem maturidade, às crianças ficam totalmente entregues a si mesma, não conseguem realizar suas atividades para casa, consequentemente seu proveito diminui causando inquietação, frustração e outros transtorno. O pensamento de que a escola sozinha irá educar é uma carga desproporcional, já que as crianças não são uma folha em branco, elas possuem conhecimentos prévios, valores trazidos do seu cotidiano e que vão influenciar todas as praticas e interação sociais.

Segundo Paulo Freire, 2000: 29 é motivo de pena e preocupação as famílias que vivem de baixo da “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade, complacente dos pais que pensam ainda campões da liberdade.

De acordo com Tiba 2002 p. 181, os alunos passam períodos na escola e com certeza um dia vão embora. Mais, família não se escolhe e não há como mudar de sangue. As escolas mudam, mais os pais são eternos.

Existe também a questão da desestrutura familiar, as famílias contemporâneas é muito prejudicial, pois muitas vezes estas dificuldades afetam os alunos, são problemas de separação de pais, alcoolismo e drogas, violência domestica, desnutrição e etc.

Segundo Vygostky`_ Oliveira, 1998 auxiliar os filhos com as respostas de determinadas atividade, eles estariam também intervindo na zona de desenvolvimento proximal de seus filhos, para que posteriormente estes possam passar a fazer sozinho o que hoje realizam apenas com o auxilio.

Temos também a questão de que muitos alunos possuem dificuldade de aprendizagem e isto é um problema muito serio, pois estes alunos não conseguem interagir de maneira normal como os colegas e professores. Possuem muita indisciplina, momentos como ler historia e utilizar outras ferramentas. Segundo Abramovich, 1995, p.17 devemos ler historias sempre, poder sorrir, gargalhar, é uma possibilidade de descobrir soluções para os problemas enfrentados, enfatizar a identificação com os personagens.

3. PLANO DE AÇÃO:

• Durante alguns anos, os problemas familiares vêm afetando o aprendizado e podemos dizer também do desenvolvimento dos alunos. A família é o ponto fundamental para educação da criança, que é o ambiente onde ensina os valores éticos, morais e sociais, a escola tem o dever de continuar ensinando o que a família proporciona. Atualmente as famílias estão mais ausentes, não dão a atenção necessária á seus filhos, algumas dessas causas são: o trabalho excessivo, a separação dos pais que pode ser muito dolorosa, brigas, discussões, alcoolismo e drogas, são fatores comuns que de certa maneira afetam o desenvolvimento da criança.

Segundo Piaget, (1972-2000): uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois a muita coisas, mais que a uma informação mútua; este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola, da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar reciprocamente, aos pais um interesse pelo objetivo das escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades.

Nesse caso a escola deverá tentar intervir para ajudar a criança, dialogando com as pessoas da família que estiverem envolvidas em algum problema, fazendo com que cada uma se expresse, que mostre o que está sentido e o que gostaria que acontecesse para solução do problema.

Acreditamos que uma palestra sobre o amor, sobre a importância da família, também seja uma estratégia para a conscientização da família para viver feliz. Assim também como as consequências de uso de bebidas e drogas.

• As escolas têm obrigação de se articular com as famílias, e os pais têm o direito a ter ciência do professor pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Porem nem sempre esse principio é considerado quando se forma o vinculo entre diretores, professores e coordenadores pedagógicos e a família dos alunos. A escola foi criada para servi a sociedade. Por isso ela tem obrigação de prestar contas do seu trabalho, explicar o que faz e como conduz a aprendizagem das crianças e criar mecanismo para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos. “os educadores precisam deixar de lado o medo de perde a autoridade e aprender a trabalhar de forma colaborativa”, afirma Heloisa Szymanski, do departamento de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Algumas dicas de como a escola podem aproximar-se da família: 1- Conte com a ajuda de uma Agente Educacional: no programa Pró-Família, há agentes educacionais que, após receberem dos professores uma parecer sobre o que ele deseja saber sobre a família do aluno, visitar a casa da família, fazendo uma ponte entre a escola e o contexto familiar do aluno. 2- Realize eventos que envolva a comunidade (palestras com especialistas, cursos, oficinas culturais e eventos com participação da família): Eventos desse tipo incentivam as famílias a ultrapassarem o portão da escola, a pisarem no pátio, a conhecerem de perto o ambiente que seus filhos passam boa parte do dia, e muito mais do que isso, ao realizarem eventos como citados a cima, a escola mostra ás famílias que a escola também é um espaço para elas. 3- Abras as portas para atender as famílias: Amplie o significado de abriras portas, entendendo não apenas como portas e portões, mas também como uma forma de acessibilidade e de receptividade. 4- Estabeleça relações de diálogo com os pais e facilite o acesso da família dentro da escola. 5- Orientar a Família sobre as fases da criança ( o que ela aprende a cada ano): essas ações, sem duvidas, favorecerá muito diálogo entre gerações, pois em vez de estranharem determinado comportamento de sues filhos, as famílias vão enterder que cada criança tem seu tempos de aprendizado, e com isso, o rendimento escolar da criança também será beneficiado.

Sintonia entre ambos deve acontecer diariamente, não deixando apenas para momentos isolados em datas estipuladas, mas torna-se uma aproximação efetiva, envolvendo os familiares na elaboração da proposta pedagógica, em reuniões atrativas e coerentes e em outros eventos. A relação família-escola tem sido bastante enfatizada, como uma das metas para o desenvolvimento da educação de qualidade, bem como o desenvolvimento eficiente de todas as etapas de construção do conhecimento.

Esse envolvimento aponta como principal fator de sucesso na vida do aluno. A família e a escola emergente como duas instituições fundamentais para a vida de uma pessoa. Sabemos que não é fácil desenvolver esta parceria. Ambos precisam buscar esse compromisso, a fim de superar as dificuldades existentes nessa relação. Cabe a escola promover essa aproximação, de modo a propiciar a articulação da família com a escola, estabelecendo relações mais próximas.

• Estratégia para o reforço escolar: este trabalho deve ser feito, uma vez por semana, os alunos devem ser selecionados pelos professores regentes, os conteúdos estarão do reforço tem que esta de acordo com os conteúdos ministrados em sala, porém serão baseados na leitura utilizando literaturas infantis e também nas operações básicas da matemática com jogos, cartazes e interações que estimulem o raciocínio.

Este momento deve ser em um ambiente preparado, ministrado por um a profissional que não seja o professor regente. Durante estes momentos de reforço, o professor regente, pode escolher uma atividade especial com roda de conversa ou um vídeo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O Momento do estagio de gestão, foram questões observadas e vivenciadas, os momentos de compartilhamento, as trocas de experiências, vão gerando em cada um de nós, perguntas, anseios, algo que nos leva a pesquisar, a pensar em soluções, ou seja, vamos sendo moldados a ter um faro investigador, inconformado.

Portanto a educação é um mundo de desafios crescentes e de mudanças, onde não há lugar para o conformismo e a acomodação, é preciso buscar, experimentar com responsabilidade, tendo sempre em mente que lidamos em um ambiente onde a matéria prima são pessoas, uma diferente da outra, é preciso ter intencionalidade em todas as ações, é preciso ser profissional, sem ser frio. Cada pesquisa é um passo para enriquecer todo o processo educacional.

REFERÊNCIAS:

Sites: psicoação. blogspot.com. br/2012/01/para -que- o- psicopedagogo –possa –intervir. Hmtl.

http://www.aescolavaiparacasa.com.br/?pag=artigos-e-dicas&texto=40

WWW. Zenieduca.blogepot.com.br

Livros: Paulo Freire, 2000: 29

Tilva 2002 pag.181

Vygostky_ OLIVEIRA 1998, Unopar pag.171

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »