TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Gestao No Espaço Educativo

Ensaios: Vivenciando A Gestao No Espaço Educativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................................4

1.Problema Levantado no contexto da Escola................................................................ 6

2. Referencial teórico.........................................................................................................8

3. Plano de Ação.............................................................................................................11

Considerações Finais......................................................................................................14

Referências.....................................................................................................................15

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma produção textual interdisciplinar coletiva. E no final desta produção, elaborar um projeto vivencial de intervenção em gestão no espaço educativo tendo em vista a proposição de ações capazes de enfrentar a problemática levantada no contexto, explicá-la e analisá-la do ponto de vista teórico.

Com estas ações espera-se que cada integrante do grupo compreenda a educação como um direito social e o papel da gestão democrática na escola como meio indispesável à realização da finalidade social da educação. Sinta-se próximo da realidade da escola tendo em vista a regionalidade de seu contexto social, cultural e pedagógico. Experiencie uma pesquisa –ação por meio da construção de um projeto vivencial de intervenção elaborado a partir de uma problemática real, bem como as propostas de intervenções adequadas para a realidade da instituição.

Para a realização deste trabalho foi necessário uma organização do grupo. Primeiramente reunimos em nosso polo de estudo e definimos então a escolha da escola a ser pesquisada e mais tarde a apresentação da possível ação na problemática da escola.

Dividimos as partes do trabalho que cada membro iria executar, também dia e hora para a visita à escola.Partimos em campo para as nossas entrevista e pesquisas.

Fomos muito bem recebidas pela diretora, equipe pedagógica e demais funcionários. A diretora nos mostrou a escola, participamos do recreio junto aos alunos, a entrada e a saída do turno e de uma atividade que estava sendo apresentada na turma do 1º ano.

Logo após o reconhecimento da escola, solicitamos à diretora o Projeto Político Pedagógico para que pudéssemos conhecer melhor a filosofia pedagógica da instituição.

Esse projeto, não é apenas um projeto de pesquisa a ser desenvolvida e depois seus resultados apresentados. Trata-se de um projeto que tem como eixo central a intervenção, ou seja, a atuação em alguma situação considerada relevante para a escola, estreitamente vinculada à gestão da mesma. Como pesquisa ação para o contexto pesquisado. Ou seja, haverá a relação entre os acadêmicos e o universo pesquisado com o trabalho do gestor.

A instituição na qual foi realizada a pesquisa de campo, foi a E. E. Dr. Ovídio de Andrade, de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, situada à rua Lourenço da Veiga, S/N, Ipatinga-MG. Funcionamento matutino e vespertino. A quantidade total de alunos atendidos é de 706, um número de 30 docentes, 01 pedagogo em cada turno, uma Diretora e uma vice-diretora, 05 secretárias e 08 auxiliares de serviços gerais.

A filosofia pedagógica explicitada na Proposta Pedagógica da instituição é promover a educação desde o 1º ano do ensino fundamental, zelando por um ensino de qualidade. Assegurando o cumprimento de currículos e programas, adequando-os à realidade local e ao uso de metodologias que facilitem a aprendizagem.

1 – PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

O problema levantado no contexto da nossa escola foi o bullying.

A palavra bullying é muito forte e concisa. Ainda não temos em português uma palavra capaz de resumir e englobar tão bem como a palavra bullying as diversas formas de agressividade. Vemos hoje que o termo bullying já está inserido no cotidiano de muitas escolas, da mídia, da sociedade em geral.

O "bullying" ocorre mais facilmente em escolas com uma deficiente supervisão por parte dos adultos, seja pelo número insuficiente de auxiliares de educação ou pelo excesso de alunos, e em escolas onde não há um devido acompanhamento lúdico e cultural nos intervalos e tempos livres. Quando os alunos agressores têm condições para continuar a exercer o seu poder, todos os outros acabam por ser, direta ou indiretamente, afetado. A ansiedade e o medo acentuam-se genericamente, quando os comportamentos agressivos não trazem quaisquer conseqüências para os alunos que os praticam.

A falta de preparação das escolas para estes casos é problemática, Os professores assistem, muitas vezes, a atos de violência de origem pouco perceptível, que acabam por serem resolvidas com castigos a ambas as partes envolvidas. O aluno, considerado vítima, é punido por distúrbios que não causou e sente-se, geralmente, injustiçado podendo mais tarde também ele vir a ser o causador de novos distúrbios.

vivência em sociedade cada vez mais respeitosa.

Nossa preocupação aqui é fazer um exame crítico das práticas usadas nas escolas e instituições educativas, para evidenciar que, por detrás dessas práticas estão implícitas relações de dominação, até mesmo de violência, que configuram algo semelhante ao que se passou a denominar de bullying. A educação tem um papel importante na conscientização dos alunos e todo o ambiente escolar sobre o fenômeno denominado bullying fazendo com que pessoas mais conscientes possam tornar-se futuro cidadãos compromissados com a cidadania, o respeito pela diferente e a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária.

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com