TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo

Trabalho Escolar: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLAR 05

1.1 Objetivos alcançados diante da problematização levantada ............................06

2 REFERENCIAL TEÓRICO 07

3 PLANO DE AÇÃO 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 09

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

O projeto “Contribuição da música, jogos e brincadeiras na descoberta de novos

caminhos de aprendizagem” surgiu a partir das observações realizadas na escola pelos professores e coordenaçao.

Este tema foi escolhido, pois sentimos a necessidade de desenvolvermos metodologias de trabalho que estimulasse a criatividade dos alunos, bem como, auxiliasse no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, permitindo a descoberta de novos caminhos de conhecer e interpretar o mundo.

Nosso objetivo maior no período de docência era trabalhar a música, jogos e brincadeiras como formas de linguagem para ampliação da aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças.

A partir de nossa proposta de trabalho e, acreditando ser a brincadeira resultado de

aprendizagem e ação educacional voltada para o sujeito social, adotamos a música, os jogos e brincadeiras como metodologia e recurso para a aprendizagem, tais como: alfabeto móvel, bingo de palavras, jogo da memória, batata-quente, música variadas, etc, levando o aluno a ser atuante e participativo no processo de aquisição do conhecimento.

Como metodologia utilizamos a pesquisa-ação. Através da observação participante

coletamos dados sobre a dinâmica utilizada pela professora no processo de ensino aprendizagem em sua sala de aula.

Através destas observações constatamos a necessidade de desenvolvermos

metodologias de trabalho que estimulassem as crianças a descobrirem formas de linguagem para a ampliação da aprendizagem.

Nosso trabalho final de estágio foi dividido por capítulos: no primeiro apresentaremos

o campo e a trajetória de estágio na qual faremos retrospectiva de nossa prática vivenciada, no segundo apresentaremos uma descrição e análise do estágio através dos ensaios/artigos individuais e para finalizar analisaremos nossa prática e a viabilidade de utilizar a música, os jogos e brincadeiras como recurso auxiliador do processo de ensino-aprendizagem. Nosso pesquisa de campo foi realizado na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, que se localiza na Rua Princesa Leopoldina,490, Bairro Ipiranga, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Música e atividade relacionada á percepção de sons e ritmos sempre estiveram ausentes em nossas escolas. Talvez isto tenha contribuído para que muitos professores ainda desconhecem o valor da música na escola, pelo menos quanto ao seu tamanho e profundidade. Utilizam-na em suas aulas apenas para tornar mais agradável a festinha da turma, para recepcionar visitas importantes ou ainda “quando sobra tempo” ( ou pelo término da matéria prevista no planejamento ou, pela necessidade de preencher tempo até que soe a hora do recreio ou da saída). Porque então não implantar um projeto de musicalização na escola?

Claro que a música não só pode, como deve estar presente na festinha da turma ou na recepção de visitas, mas vira como consequência das atividades normais e rotineiras da classe, onde ela aparece articulada com as demais disciplinas. Não se desenvolvem habilidades, não se implantam hábitos e atitudes desejáveis ou se ensina a separar sílabas porque os pais ou diretora de outra escola virão visitar a turma... O mesmo acontece com a música. Esta precisa ser uma atividade rica como outra qualquer, incluída no planejamento do professor, para que seja realmente um elemento de força do ensino, possibilitando o desenvolvimento das aptidões e seus agrados.

A música na escola não tem o objetivo de forma músicos e cantores, as de oportunizar a educandos e educadores o desenvolvimento de suas potencialidades de maneiras global. As crianças e também os educadores vão descobrindo, através de vivências, atividades ricas e ao mesmo tempo simples sem nenhuma sotifiscação, sons, ritmos, movimentos que lhe ajudam a ouvir melhor, a interagir com seu próprio corpo e dos colegas. É um universo rico que satisfaz suas necessidades sociais, afetivas e valoriza o seu saber. Afinal cantar, batucar, dançar são necessidades próprias do ser humano e devem ser hábitos tão comuns como falar, gesticular, andar.

Na pesquisa de campo que realizamos nesta escola faz parte da equipe pedagogica, Diretora,uma coordenadora, um professor de Eduação Física, duas professoras de Artes, Uma alfabetizadora, três monitores e uma professora de musicalização, na qual nos ajudou na realização deste trabalho, o projeto será desenvolvido em uma sala, onde possui instrumentos feito de reciclagens confeccionado pelos proprios alunos, aparelhos de som, um quadro negro para desenvolvimento das aulas teoricas e outros.

1.2 Objetivos alcançados diante da problematização levantanda

Propiciar ao educando conhecimentos e habilidades básicos da linguagem musical, de forma que possa lidar e compreender a música enquanto expressão humana – artística e cultural;

• Desenvolver o aluno técnica, intelectual e cognitivamente para que possa se expressar musicalmente e compreender os códigos específicos da linguagem musical;

• Favorecer o acesso e vivência da música como expressão cultural e artística de representativo valor para as culturas do mundo, agregadora de valores, significados e características diferenciadas dos distintos meios sociais que a produzem;

• Proporcionar aos alunos uma formação que lhe permita lidar com o seu universo social, participando criticamente da seleção, prática e valoração das músicas que caracterizam o seu entorno cultural:

• Possibilitar a compreensão da música como um campo de saber amplo que oferece, inclusive, caminhos significativos para a formação e a profissionalização do indivíduo.

Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com