TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Educação No Espaço Educativo

Artigo: Vivenciando A Educação No Espaço Educativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Através deste projeto de intervenção pedagógica pretendemos transformar o ambiente escolar com uma abordagem fundamentada na Cultura da Paz, ressaltando diversas necessidades e estratégias: a relação do educador/educando e família fundamentada no afeto, respeito e diálogo; um ensino que incorpore valores éticos e humanos.

No primeiro item vamos falar do problema enfrentado na escola que é sobre a violência que vem desestruturando a instituição bem como a família dos alunos.

No segundo item vamos falar dos autores sobre sua opinião quanto a violência na escola e no seu dia-a-dia.

No terceiro item serão apresentadas estratégias a equipe pedagógica da escola na expectativa de solucionar o problema, com sugestões e atividades diversificadas.

O objetivo do grupo é fazer com que o projeto seja efetivo e que outras escolas e pessoas comecem a dar mais importância a este tema, onde os pais possam ser mais participativos na vida de seus filhos.

O grupo foi organizado de maneira que, através do diálogo e pesquisas, todas participassem efetivamente de todo o processo de elaboração e aplicação do projeto.

A instituição escolhida para essa pesquisa fosse realizada através da constatação da necessidade de intervir junto a problemática vivida por uma das integrantes do grupo onde a mesma realizou seu estágio. Esta instituição cujo nome é Instituto Educacional Racional está localizada à rua José Paulo Coutinho da Fonseca nº 349 no bairro Conj. Cristina A, na cidade de Santa Luzia – MG. Atende as seguintes modalidades de ensino: educação infantil e ensino fundamental de 9 anos seriado, nos turnos manhã e tarde. Possui na totalidade 270 alunos e 13 professores.

Analisando a Proposta Pedagógica da instituição verificamos que ela esta intimamente ligada ao desenvolvimento de seus alunos, respeitando essas crianças como indivíduos no seu processo de aprendizagem e visando como fruto desse processo sua positiva ação na sociedade, estabelecendo vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente sua comunicação e interação com o meio.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

No ambiente escolar podemos observar a presença da violência em suas múltiplas aparições. Fomentando uma discussão a respeito dessa temática, avaliamos o papel do docente e da escola diante dessa infeliz realidade nas instituições de ensino.

Podemos observar de forma constante situações de violência nas escolas e isso nos gera alguns questionamentos: Por que elas acontecem? Qual o enredo de seus autores? Quais suas características? Quais seus argumentos e como podemos extingui-la do nosso contexto escolar e social? Esses e muitos outros questionamentos cercam esse tema tão polêmico nos dias atuais.

Compreendemos que o ambiente escolar é um reflexo do ambiente social, observamos problemas sociais que já ocorrem dentro do contexto escolar de maneiras diversas, e em grande escala; ora sutilmente, ora abertamente, mas está lá para que todos possam ver. Em contrapartida a escola reage como agente de transformação desse ambiente distorcido em que os valores também estão distorcidos, buscando direcionar as crianças desde a mais tenra idade.

A violência existe desde os primórdios, ela é invenção do ser humano, mas temos a certeza de que ela também pode ser filtrada ao ponto de se tornar frágil diante de uma tomada de decisão séria e pontual, resgatando uma cultura de paz e respeito na escola e também na sociedade.

Na instituição pesquisada pudemos vivenciar uma grande dificuldade dos discentes em se utilizar o diálogo, o respeito mútuo e o acordo entre as partes envolvidas em incidentes relacionados à intolerância, que gera a violência; que nada mais é do que uma desmoralização do outro, por meio de palavras e consequentemente, na maioria das vezes, se transforma em atos de violência explicita. Observamos um contexto onde grande parte dos alunos são violentos e sempre dispostos a agressões instantâneas. Sempre com um histórico abrangente de idas à secretaria, advertências e outras providências cabíveis feitas pela coordenação da instituição.

Na instituição pesquisada possui uma Pedagoga e vários docentes. As tarefas cotidianas da Pedagoga são de orientação, coordenação, gestão, intervenção nos problemas disciplinares e acompanhamento do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os docentes realizam tarefas no intuito de desenvolver as habilidades cognitivas de acordo com a faixa etária das crianças, além de cuidados como higiene pessoal, alimentação e bem estar em geral.

A princípio a abordagem seria com os professores para levarmos ao conhecimento dos mesmos as orientações do projeto que será realizado, buscando parceria com os docentes. As salas de crianças com seis anos seria a primeira a receber o projeto de intervenção, por já estarem iniciando os anos iniciais do ensino fundamental. Nessa turma podemos observar um alto índice de agressões verbais e fisicas entre os alunos, sem uma explicação para tais atitudes; ações como chutes, murros e empurrões acontecem com frequência na sala de aula e tem aumento significativo nos horários de recreio e atividades no pátio.

O objetivo deste projeto é proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e socialização; propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz.

Diante da necessidade de mudança no ambiente escolar, as expectativas dos profissionais são excelentes, demonstrando boa vontade e otimismo diante dos resultados que virão e se disponibilizando para atuarem frente às demandas do projeto proposto.

Frente à problemática descrita iremos intervir com os seguintes planos de ação: refletir com os docentes a amabilidade com relação às crianças e demais colegas de trabalho; sala temática e dinâmica do balão; contação de história, usando como referencial o livro “O galo Tião e a dinda Raposa” e após uma roda de conversa, teatro com fantoches também baseado no livro citado acima e para encerrar as atividades uma encenação da história trabalhada e uma confraternização tendo como convidados pais e comunidade escolar.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A violência é um mal que atinge o mundo inteiro, a todos os brasileiros, e que infelizmente chegou e invadiu os portões das escolas de maneira indiscriminada e que muitas vezes aterrorizam docentes da nossa comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com