TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo

Trabalho Escolar: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Introdução ........................................................................................................ 04

Problema Levantando no Contexto da Escola .......................................... 05

Referencial Teórico ........................................................................................... 07

Plano de Ação ................................................................................................... 09

Considerações Finais ..................................................................................... 13

Referencias Bibliográficas .............................................................................. 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo uma produção textual coletiva, elaborado na seguinte forma: problema levantado no contexto da escola; referencial teórico; plano de ação, considerações finais e referências bibliográficas.

Uma atividade interdisciplinar, elaborada a partir das contribuições de cada integrante do grupo, juntamente com a equipe gestora da escola. Utilizamos a pesquisa de campo como instrumento para a realização do mesmo.

Realizamos a pesquisa na instituição Pré-escolar Municipal Mundo Encantado, situado na Praça de Esportes, N.º 48 – Centro, Município de São João das Missões – MG, onde são atendidas 94 crianças de 0 a 6 anos, filhos de agricultores familiares, diaristas, domésticas, funcionários públicos, desempregados, mães solteiras, pais separados, indígenas, com uma equipe pedagógica composta de uma diretora, uma pedagoga e quatro professores com formação de nível superior e magistério. A filosofia da escola está na linha de pensamento de Lev Seminovith Vygotsky (1896-1940) onde destaca a prática pedagógica numa perspectiva histórico-cultural, considerando as contribuições e benefícios das múltiplas linguagens.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Em meio à situação vivenciada na instituição, o que se coloca, é a necessidade de uma tomada de decisão baseada em uma linha de ações capaz de transformar e originar soluções que realmente sejam efetivas, pois as crianças brincam de forma livre sem qualquer planejamento ou orientação por parte dos profissionais. Onde os jogos e brincadeiras devem ter sempre o objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem através do lúdico.

Na instituição de ensino a equipe pedagógica é composta por uma diretora, uma pedagoga e quatro professores. Onde a Diretora Administra o patrimônio da escola, que compreende as instalações físicas, equipamentos e materiais; Coordena a administração financeira em conjunto com as unidades executoras e a Secretaria de Educação e Conselho de Educação; Coordenação administrativa de pessoal; Coordena a elaboração e execução da Proposta Pedagógica; Gerencia ações de desenvolvimento dos recursos humanos da escola; Orienta o funcionamento de serviço de escrituração da escola; Participa do atendimento escolar; Representa a escola junto aos demais órgãos e agências sociais do município. A Pedagoga Coordena o planejamento e implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, tendo em vistas as diretrizes definidas pela escola; Assegura na escola e utilização dos procedimentos e recursos didáticos mais adequados a fim de atingir os objetivos curriculares em favor da aprendizagem individual; Participa da elaboração do calendário escolar; Zela pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes; Avalia o trabalho pedagógico, sistematicamente, com vistas à orientação dos alunos, articulando o envolvimento da família no processo educativo; Identifica junto ao professor as dificuldades de aprendizagem dos alunos; Encaminha às instituições especializadas, os alunos com dificuldades que requeira um atendimento psicológico; Efetua o levantamento do desempenho da necessidade de treinamento e capacitação dos docentes da escola. E corpo docente compete: Cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos, proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere a higiene pessoal; auxiliar as crianças na alimentação; promover horário para repouso; garantir a segurança das crianças na instituição; observar a saúde e o bem-estar das crianças, prestando os primeiros socorros; comunicar aos pais os acontecimentos relevantes do dia; levar ao conhecimento da Direção qualquer incidente ou dificuldade ocorridas; manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade; apurar a freqüência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente; realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis; organizar registros de observações das crianças; acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional; participar de atividades extra-classe; participar de reuniões pedagógicas e administrativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.

Elaboramos um projeto de intervenção com o tema recreação/ brincando na hora certa. Com o objetivo de aproximar o professor ao aluno, Propiciar socialização e criatividade através de jogos e brincadeiras, bem como compensar o sistema de vida escolar, ampliando o circulo de brincadeiras, tornando as crianças solidárias, participativas e interativas e conhecedores de regras e normas.

A pedagoga concordou com a nossa iniciativa deu apoio as nossas idéias e nos parabenizou, dizendo que esse também é papel do pedagogo diante de tais expostos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Rousseau (1712-1771) recreação é a “liberdade total da criança, não se deve obrigar o aluno a ficar quando quiser ir, não constrangê-lo a ir, quando ficar onde estar. O aluno deve ser educado por e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade.”

No conceito de recreação feito por Valente (1994, P.180), percebe-se que é englobado o lazer e o jogo, pois a recreação como atividade e comportamento típico de jogo, está contida no lazer. A recreação tem sido um elemento estudado e entendido predominantemente como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com