TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Exames: VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDCIPLINAR EM GRUPO

VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Produção Textual Interdisciplinar

Coletiva do 5º Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA 05

REFERENCIAL TEÓRICO 07

PLANO DE AÇÃO 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho que desenvolvemos no decorrer do quinto semestre do ano de 2013 procuramos representar uma análise, ainda que restrita, a pratica do cotidiano da escola na região onde ela esta localizada.

Com este projeto de intervenção pedagógica buscamos transformar o ambiente escolar com uma abordagem fundamentada na Cultura da Paz, ressaltando diversas necessidades e estratégias: uma relação educador-educando e família fundamentada no afeto, respeito e diálogo; um ensino que incorpore a dimensão dos valores éticos e humanos.

Organizamos-nos de maneira que, através do diálogo e pesquisas, todas participassem efetivamente de todo o processo de elaboração e aplicação.

A escolha da instituição foi realizada através da constatação da necessidade de intervir junto a problemática vivida por uma das integrantes do grupo onde a mesma realizou seu estágio.

Esta instituição cujo nome é Escola Estadual Major José Elias Trindade, situada Praça Dr. José Carlos de lima nº 771, centro, na cidade de Coração de Jesus. Atualmente a escola tem num total de 286 alunos, com media de 25 a 30 alunos por turma.

A Proposta Pedagógica da instituição esta intimamente ligada ao desenvolvimento de seus alunos, respeitando essas crianças como indivíduos no seu processo de aprendizagem e visando como fruto sua positiva ação em sociedade estabelecendo vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e de interação.

2 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

No espaço escolar observamos a presença da violência em suas múltiplas aparições. Fomentando uma discussão a respeito dessa temática, avaliamos o papel do docente e da escola diante dessa demanda tão gritante na atualidade.

Vemos constantemente situações de violência nas escolas e isso nos gera um questionamento; por que elas acontecem? Qual o enredo de seus autores? Quais suas características? Quais seus argumentos e como podemos extingui-la do nosso contexto escolar e social? Esses e muitos outros questionamentos cercam esse tema tão polêmico nos dias atuais.

Entendemos que a escola é um reflexo da sociedade, vemos problemas sociais que já ocorrem dentro do contexto escolar de maneiras diversas, e em grande escala; as vezes sutilmente, as vezes abertamente, mas está lá para que todos possam ver. Em contrapartida a escola reage como agente de transformação desse ambiente distorcido em que os problemas estão à solta, buscando direcionar as crianças desde a mais tenra idade.

Sabemos que a violência já existe desde os primórdios, ela é invenção do ser humano, mas temos a certeza de que ela também pode ser filtrada ao ponto de se tornar frágil diante de uma tomada de decisão séria e pontual, resgatando uma cultura de paz e respeito na escola e também na sociedade.

Na escola em questão vivenciamos uma grande dificuldade dos discentes em se utilizar do diálogo, do respeito mútuo e do acordo entre as partes envolvidas em incidentes relacionados a intolerância, que gera a violência; que nada mais é do que uma defraudação do outro, por meio de palavras e consequentemente, na maioria das vezes, se transforma em atos de violência explicita. Observamos um contexto onde alguns dos alunos são violentos e sempre dispostos a agressões instantâneas. Sempre com um histórico abrangente de idas à secretaria, advertências e outras providências cabíveis.

A Estadual Major José Elias Trindade possui dois Pedagogos e o quadro docente da escola é composta por 22 professores . As tarefas cotidianas das Pedagogas são de orientação, coordenação, gestão, intervenção nos problemas disciplinares e acompanhamento do desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os docentes realizam tarefas no intuito de desenvolver as habilidades cognitivas de acordo com a faixa etária das crianças; além de cuidados como higiene pessoal, alimentação e bem estar em geral.

A princípio a abordagem seria com os professores para levarmos ao conhecimento dos mesmos as orientações do projeto que será realizado, buscando parceria com os docentes. As salas de crianças com 06 anos seria a primeira a receber o projeto de intervenção. Nessa turma podemos observar um alto índice de agressão física entre os alunos, sem uma explicação para tais atitudes; ações como chutes, murros, empurrões acontecem com frequência na sala de aula e mais ainda nos horários de recreio.

Os objetivos deste projeto é proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e socialização; propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz.

Diante da necessidade de mudanças no ambiente escolar, as expectativas dos profissionais são excelentes, estão demonstrando boa vontade e otimismo diante dos resultados que virão e se disponibilizando para atuarem frente as demandas do projeto designado.

Diante da problemática descrita iremos intervir com; refletir com os docentes a amabilidade com relação as crianças e demais colegas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com