TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Gestao No Espaço Educativo

Pesquisas Acadêmicas: Vivenciando A Gestao No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  8.603 Palavras (35 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 35

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA................................. 04

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06

3.PLANO DE AÇÃO................................................................................................. 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se a elaboração de um Projeto de Intervenção Vivencial, abordando a indisciplina dos alunos no contexto escolar.

A indisciplina na sala de aula e na escola é um grande desafio a todos os educadores na atualidade, sendo um problema que não pode ser resolvido de forma isolada no ambiente escolar, a indisciplina envolve uma aproximação maior entre escola, família e poder público representado por seus entes defensores da infância e da juventude. A questão é complexa, conforme menciona Edgar Morin, pois envolve a democracia e a formação da cidadania, do caráter e da consciência do indivíduo.

Organizamo-nos de maneira que, através do diálogo e pesquisas, todas participassem efetivamente de todo o processo de elaboração do mesmo, visando uma reflexão conjunta, coerente e aprofundada. A escolha da instituição foi realizada através da constatação da necessidade de intervir junto a problemática vivida por uma das integrantes do grupo, onde a mesma trabalha.

O desenvolvimento deste trabalho ocorreu na Escola Estadual Indira Gandhi, situada próximo a área central da cidade de Umuarama/PR, onde abrange aluno advindo dos bairros próximos bem como alunos por opção da família de bairros mais longíneos. No entanto o alunado é formado por sua maioria de níveis sociais diferenciados, deste os mais privilegiados até alunos de poucas possibilidades vindo da periferia. Tendo salas bastante heterogêneas. Contudo a equipe pedagógica e o corpo docente, que atua a anos neste estabelecimento, busca acolher a individualidade de cada aluno, respeitando sua cultura, seu conhecimento e etnia, porém ao mesmo tempo em todo contexto escolar trabalha com todos no sentido de formar cidadão críticos e atuantes na sociedade.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Devido ao posicionamento da escola que prima pela disciplina e pela formação de cidadãos que respeitem as normas da sociedade e bem como conhecedores de seus direitos e deveres, percebe-se a presença da indisciplina na sala de aula.

Isso nos remete a um questionamento: será que é culpa da escola ou da família¿

A ausência de indisciplina é devido à carência psíquica do aluno, do conceito de autoridade e de alguns parâmetros morais essenciais no espaço escolar: conhecimento de regras comuns, cooperação, partilha de responsabilidade e solidariedade. Tais carências podem provocar rebeldia e falta de limites e, normalmente, são derivadas também da incapacidade ou descaso da família em transmitir estes valores à criança.

Os fatores que foram citados estão diretamente ligados ao contexto escolar, entretanto, sabemos que não estão somente nesta esfera os elementos que promovem a indisciplina. Há toda uma rede social que circunda a escola: a família, as relações com outros grupos sociais, o acesso a conteúdos, imagens que são produzidas pelos meios de comunicação social, e que estão atuando diretamente na construção de modelos, de comportamentos a serem imitados e reproduzidos.

Apesar dos entraves, a educação, tanto na família como na escola, não pode ser mecânica e arbitrária. É preciso ajudar a criança a encontrar significado no aprendizado, proporcionar-lhe uma abertura para a vida.

A equipe de escola quando necessário vai até as salas de aulas e conversa com os alunos buscando estabelecer em conjunto as regras e normas que são criadas e estabelecidas pelos próprios alunos, estão os mesmos devem cumpri-la e observar se o amigo também esta cumprindo, e comunicar a equipe pedagógica em sigilo caso isso não esteja sem cumprido, que tomará as providencia juntamente com a família.

A Escola Indira Gandhi possui uma equipe pedagógica bem organizada. A Pedagoga está sempre intervinda nos problemas disciplinares e acompanhando o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os docentes realizam tarefas no intuito de desenvolver as habilidades cognitivas de acordo com a faixa etária dos alunos.

A princípio a abordagem seria com os professores para levarmos ao conhecimento dos mesmos as orientações do projeto que será realizado, buscando parceria com os docentes. Percebemos atitudes de indisciplina com mais freqüência em sala de aula e na hora do recreio.

Nosso objetivo é.......................

Diante da necessidade de mudanças no ambiente escolar, as expectativas dos profissionais são excelentes, estão demonstrando boa vontade e otimismo diante dos resultados que virão e ser disponibilizando para atuarem frente as demandas do projeto designado.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A indisciplina em sala de aula é, hoje, um fenômeno que vem sendo discutido em nossa sociedade de forma cotidiana, seja em meios acadêmicos, familiares ou pela mídia. Considerando que a indisciplina ocupa lugar de destaque entre as maiores preocupações pedagógico, nos sentimos impulsionados a compreender este fenômeno a partir da análise de noções trabalhadas em diferentes autores. A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida, além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno; a possibilidade do cotidiano escolar ser permeado por um currículo oculto; entre outros. Portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola e/ou a fatores que envolvem a conduta do professor, sua prática pedagógica e até mesmo, práticas da própria escola que podem ser excludentes.

Durante a pesquisa elaboramos duas grandes categorias de análise; uma que analisa a indisciplina sob a ótica da psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com