TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo

Pesquisas Acadêmicas: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO................................................................................................4

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLA..................................4

2. REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................................6

3. PLANO DE AÇÃO...........................................................................................7

CONSIDERAÇÕESFINAIS........................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO:

Diante dos desafios no ambiente escolar, podemos refletir sobre temas diversos, mas no caso da escola de Ensino Fundamental Jader Fontenelle Barbalho, enfatizamos a questão da indisciplina, afinal como lidar com a falta de acompanhamento dos pais? E como lidar com a desestrutura familiar? Como lidar com os alunos que não conseguem acompanhar o ritmo do restante da turma? .

Neste cenário temos em nosso favor a pesquisa, a boa vontade dos educadores e as ferramentas disponíveis no ambiente, para tentar amenizar, o quadro de indisciplina e tornar o ambiente escolar mais agradável e proveitoso.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO ESCOLA

Como resolver o problema da indisciplina na escola?

• Os professores passam muito tempo tentando manter a ordem e a organização de classe.

• Os envolvimentos são professores, a coordenação e direção da escola.

• A escola Municipal de Ensino Fundamental Jader Fontenelle Barbalho, trabalha com a comunidade local e rural e possui 583 alunos.

• Amenizar os problemas causados pela indisciplina dos alunos e melhorar o ambiente escola

Quais são as causas do problema?

• Falta de acompanhamento dos pais, desestrutura familiar e deficiência na aprendizagem.

Quais estratégias adotar para resolve-lá?

• Trazer os pais para o ambiente escola, investigar e encaminhar a família para o atendimento especifico e trabalhar o reforço escolar utilizando outras ferramentas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO:

Existe uma notável falta de acompanhamento dos pais e por não terem maturidade, às crianças ficam totalmente entregues a si mesma, não conseguem realizar suas atividades para casa, consequentemente seu proveito diminui causando inquietação, frustração e outros transtorno. O pensamento de que a escola sozinha irá educar é uma carga desproporcional, já que as crianças não são uma folha em branco, elas possuem conhecimentos prévios, valores trazidos do seu cotidiano e que vão influenciar todas as praticas e interação sociais.

Segundo Paulo Freire, 2000: 29 é motivo de pena e preocupação as famílias que vivem de baixo da “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade, complacente dos pais que pensam ainda campões da liberdade.

De acordo com Tiba 2002 p. 181, os alunos passam períodos na escola e com certeza um dia vão embora. Mais, família não se escolhe e não há como mudar de sangue. As escolas mudam, mais os pais são eternos.

Existe também a questão da desestrutura familiar, as famílias contemporâneas é muito prejudicial, pois muitas vezes estas dificuldades afetam os alunos, são problemas de separação de pais, alcoolismo e drogas, violência domestica, desnutrição e etc.

Segundo Vygostky`_ Oliveira, 1998 auxiliar os filhos com as respostas de determinadas atividade, eles estariam também intervindo na zona de desenvolvimento proximal de seus filhos, para que posteriormente estes possam passar a fazer sozinho o que hoje realizam apenas com o auxilio.

Temos também a questão de que muitos alunos possuem dificuldade de aprendizagem e isto é um problema muito serio, pois estes alunos não conseguem interagir de maneira normal como os colegas e professores. Possuem muita indisciplina, momentos como ler historia e utilizar outras ferramentas. Segundo Abramovich, 1995, p.17 devemos ler historias sempre, poder sorrir, gargalhar, é uma possibilidade de descobrir soluções para os problemas enfrentados, enfatizar a identificação com os personagens.

3. PLANO DE AÇÃO:

• Durante alguns anos, os problemas familiares vêm afetando o aprendizado e podemos dizer também do desenvolvimento dos alunos. A família é o ponto fundamental para educação da criança, que é o ambiente onde ensina os valores éticos, morais e sociais, a escola tem o dever de continuar ensinando o que a família proporciona. Atualmente as famílias estão mais ausentes, não dão a atenção necessária á seus filhos, algumas dessas causas são: o trabalho excessivo, a separação dos pais que pode ser muito dolorosa, brigas, discussões, alcoolismo e drogas, são fatores comuns que de certa maneira afetam o desenvolvimento da criança.

Segundo Piaget, (1972-2000): uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois a muita coisas, mais que a uma informação mútua; este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola, da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar reciprocamente, aos pais um interesse pelo objetivo das escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades.

Nesse caso a escola deverá tentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com