TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens e desvantagens de freelancers

Artigo: As vantagens e desvantagens de freelancers. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Artigo  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 6

As organizações como a IBM e as outras citadas no texto são diferenciadas das chamadas organizações burocrática pela forma de como são conduzidas, pois são empresas que vão além das fronteiras nacionais, são obedientes às leis do capitalismo e não se vinculam com os países em que se instalam. Elas se mobilizam com finalidades exclusivas, fins alcançarem custos menores e leis mais frágeis. Já às organizações burocráticas tem suas formas de funcionamento baseadas em métodos estatais, que são dirigidos pelo estado. Essas empresas tem a responsabilidade de zelar para manter a ordem na sociedade.

Tem se visto nesses tempos modernos uma evolução acelerada da tecnologia fazendo com que a economia se alinhe a um gigante modelo de crescimento, tornando esse modelo de produção baseado em reais sociais com sentido de se envolver na colaboração da auto-organização, desistindo da ordem hierárquica e do controle.

Os pilares digitais que ascendem com a presença da internet influenciam diante dos tempos modernos.

2

Mundialmente falando observa-se que a IBM tem sido desde 2001, uma referência em pioneirismo quanto ao uso das redes sociais como forma de ajudar no compartilhamento, fins a familiarização do conhecimento junto aos seus consumidores.

Na atualidade não existe no mundo outro sítio de relacionamento como o Facebook, pois devido ter se tornado aberto para todos os tipos de usuários, inclusive empresas, ele conseguiu alcançar até o ano de 2010, mais 500 milhões de usuários em todo mundo (IBOPE, 2010). “Um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para seus usuários” (Vaz, 2010).

Com certa diferença do Facebook o Google trabalha com um sistema de círculos de amigos, permitindo que qualquer pessoa possa adicionar não sendo preciso que aceite um convite como nas redes convencionais como é o caso do Facebook que conta uma lista de amigos, exigindo que para uma pessoa entre em outra lista de amigos, seja preciso o envio do convite e que esse convite seja aprovado e tenha o aceite do seu destinatário.

Devido recentes mudanças ocorridas na gestão das grandes empresas através das novas tecnologias, fazendo com que mais empresas recorram ao serviço do profissional freelancer, pois é uma tendência que está se tornando mundialmente natural no mercado atual, percebe-se que em fim de ano as estatísticas de emprego registram crescentes picos de contratação. De olho nas vendas de Natal, segmentos da indústria e do comércio aumentam seu efetivo. Os executivos, no entanto, se beneficiam dos empregos por tempo determinado. No caso das multinacionais, há pressa para dar inicio à operação e as nacionais, a urgência é aumentar a participação no mercado. Os motivos justificam essa busca, a falta de pessoas qualificada para cada área, e a ausência de tempo para capacitar em curto prazo, são empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato. Essa não é uma atividade que serve de ponte entre contratos convencionais de emprego. Entre as habilidades que esse profissional precisa ter estão os bons relacionamentos interpessoal, capacidade gerencial, flexibilidade para mudar de ambiente de trabalho e também de cidade.

4

Dignos de elogios é a palavra certa para os profissionais freelancer, eles vem ganhando terreno no mercado e conquistando seus objetivos, faz-se a pulso num mercado cada vez mais difícil. Trabalhar como freelancer ou por tarefas tem vantagens, mas também tem desvantagens. É um modo de vida de ondas (altos e baixos), onde o salário certo não é assegurado, a estes profissionais resta fazer valer o seu mérito e a qualidade do seu trabalho para conquistar novos clientes. Precisa ter conhecimento deste modo de vida, pois é o primeiro passo para vencer os desafios sem qualquer contrato a não ser consigo mesmo. Deve-se lembrar que viver assim não é uma contingência da realidade laboral, mas antes uma atitude profissional e a partir daí, gerir a sua reação não com um patrão, mas com vários. Portanto, observando o que foi discorrido acima, é necessário dizer que diante de muitas vantagens, existem também muitas desvantagens em ser um freelancer.

Vantagens e desvantagens que o profissional freelancer pode ter.

Vantagens:

Fazer seu próprio salário: esse é um dos motivos que tem levado muitos profissionais se tornarem freelancer, é uma possibilidade de fazer seu dinheiro aumentar, pois depende de si mesmo. E isso é uma sensação boa, pois a pessoa pode evoluir cada vez mais e não está sendo injustiçado por um salário fixo ou sendo usado por alguma empresa ganhando pouco.

Horários flexíveis: outra coisa que chama a atenção de muitos profissionais é fazer seu próprio horário, o profissional deve respeitar apenas o prazo estabelecido para entrega do serviço, podendo trabalhar no horário que lhe for melhor, podendo fazer outros cursos de aperfeiçoamento. Pode ainda programar suas próprias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com